fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
oe_80_anos_745x206px_oe_2_14206977345821a5726b923.jpg
d5be7ba33e7e6727c38d5f64aabf5905.jpg
f94424294702c78017e30b0c79e2043b.jpg
Região Centro
Região Sul
Madeira
Açores

A Ordem

Eng. Fernando Nunez

Portugal - Almancil, Faro








Eng. Fernando Guerreiro Nunez

Diretor de Construção e Projetos, Guerreiro & Zacarias
Almancil, Portugal

Engenheiro Civil da Venezuela em Portugal

Eng. Fernando Guerreiro Nunez é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade dos Andes, tendo sido reconhecido pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, possui uma Pós-graduação em Planeamento e Construção Sustentável pela Universidade do Algarve e Mestrado em Gestão de Empresas, pela Universidade Bicentenaria de Aragua.

Atualmente vive em Almancil e é Diretor de Construção na empresa Guerreiro & Zacarias, onde tem como principal função a Direção de Projetos e Gestão de Trabalhos de Construção (betão e estruturas de madeira), função de ocupa desde outubro de 2004.


Ver mapa maior

Anteriormente, ocupou os cargos de Direção de Projetos na Venezuela, em Aeroportos, Edifícios, Hotéis, Plantas Industriais e Armazéns de Cash and Carry, entre os anos de 1988 e 1998.

Em 2000, estabeleceu-se em Portugal, tendo sido também responsável pela Direção de Projetos em Portugal: Centros de Congressos, Reabilitação Urbana, Prédios de Habitação, Edifícios e Coberturas de Pavilhões, Piscinas e Pontes em Estruturas de Madeira laminada colada, para empresas de especialidade: Teixeira Duarte, Sotrim e Britalar.

Eng. Fernando Nunez foi também responsável pela Coordenação e Fiscalização de Obras em 150 projectos de montagem e de 50 Projecto de Especialidades. Obteve o seu reconhecimento, como Membro Senior pela Ordem dos Engenheiros de Portugal.

A situação conjuntural, assim como a pretensão de participar em projetos inovadores e desafiantes foram as principais razões que o levaram a emigrar para Portugal.

Fábrica de Cimento - San Sebastián de los Reyes Venezuela Armazém Cash & Carry Makro em Maracay




Terminal Aéreo e Torre de Controle - Aeroporto El Vigía
150 Urbanização Villas del Este Turnero Maracay

Viver em Portugal

As condições de trabalho e de vida em Portugal são "magníficas, mas num contexto conjuntural com pouco investimento para desenvolvimento sustentável, vivemos em assimetrias de qualidades e com perdas de condições, as restrições económicas desincentivam
o investimento ou o empreendedorismo local. Impõem-se novos paradigmas como a Reabilitação Urbana e Energética, como o Transporte Urbano de Superfície. É necessário consolidar a migração para a estruturação de centros locais e descompressão das cidades. Portugal possui também Agricultura como Vinhos, Azeite, Frutas e materiais excecionais, para os quais devemos criar novas formas de negócio em rede, tais como redes inteligentes para a sua motivação e migração em centros locais", afirma o Eng. Fernando Nunez.

Quanto ao parque habitacional Português, é classificado como sendo ótimo, mas que atravessa uma época de recessão que penaliza a compra de habitação. "Deverão ser criadas alternativas à compra de casa, em vez de condiconar mais as rendas, o que não cria valor à
estrutura, considerando-se mais importante o imposto e perdendo-se o emprenderorismo como dinamizador", defende o Engenheiro Civil em Portugal. Eng. Fernando Nunez classifica o Sistema de Saúde Português como um dos melhores da Comunidade Europeia, mas que também atravessa momentos difíceis pela diminuição de orçamentos para sua manutenção e reestruturação dos seus objetivos. Como benchmarking temos mais soluções em saúde, mas temos deficiência de pessoas qualificadas, e precisamos de cada vez mais profissionais estrangeiros que colmatam esta deficiência. Somos multiculturais, mas pouco igualitários, com muita pluralidade e abertura.

A maior dificuldade vivida ao emigrar para Portugal "foi integrar-se num pais, onde existem objetivos europeus, mas com dificuldades em ser-se mais objetivo e menos restritivos. Portugal apresenta legislação que condiciona muitos aspetos, mas que deixa muitas vezes de parte realidades como qualidade, ambiente e segurança, com dificuldades para a transposição da legislação local. Temos um sistema governativo que opera com funcionários a mais em trabalhos rotineiros, criando estruturas pesadas com pouca mobilidade. Este cenário causa instabilidade e maior dificuldade na concretização de objetivos desejáveis na indústria primaria e secundária, nomeadamente em termos de segurança. Considero também que devemos integrar-nos para prestar um contributo para a melhoria de valores de uma sociedade mais igualitária e menos discriminadora no que diz respeito a pessoas e objetivos. Devemos mostrar que conseguimos, podemos e devemos ser inovadores e qualificados, que temos potencial para a luta e para não evitar pragmatismos. Somos conhecidos por elaborar projetos à medida do cliente, mostrando diversificação de soluções e de modelos, o que em muitos casos provoca dificuldades na substituição e favorecem os artesãos de construção. Desta forma, conseguiremos mostrar o nosso valor que é reconhecido internacionalmente pela versatilidade", finaliza Eng. Fernando Nunez.




Free Port Alcochete, Estruturas de Madeira
Centro de Congressos de Coimbra




Centro de Congressos do Estoril
Hotel Arts Business Lisboa




Campina Plaza Loulé
Cobertura Piscina de Lagoa

Contactos
Eng. Fernando Guerreiro Nunez
Diretor de Construção
E-mail: guerreirozacarias@gmail.com







Parceiros Institucionais