fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
oe_80_anos_745x206px_oe_2_14206977345821a5726b923.jpg
d5be7ba33e7e6727c38d5f64aabf5905.jpg
f94424294702c78017e30b0c79e2043b.jpg
Região Centro
Região Sul
Madeira
Açores

A Ordem

Eng. Nuno José da Cunha Lopes

Cidade de Salvador, Brasil







Eng. Nuno Lopes

Cidade de Salvador, Brasil


Engenheiro Mecânico na Cidade de Salvador

O Engenheiro Nuno Lopes possui uma licenciatura em Ciências Militares Navais, na Escola Naval e Pós graduação em Termodinâmica e Fluidos, na Universidade de Coimbra.

Após uma larga experiência na empresa Sistey SA, como responsável pelo alvará de instalações de climatização, última empresa onde esteve antes de emigrar, foi ainda Professor das disciplinas de termodinâmica e transmissão de calor no ISLA Leiria , e oficial da Armada desde 1975 até 2007, em diferentes funções na Armada Portuguesa, sempre ligada às áreas de engenharia mecânica naval. Decidiu emigrar como o próprio diz,  por "falta de trabalho em Portugal e necessidade de me manter ativo, após um período de paragem por falta de trabalho". Por esta altura, já tinha trabalhado na Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e no Brasil, quase sempre através de dependência de entidades portuguesas.



Engenheiro Mecânico na Arclima Engenharia Termica. LTDA

ARCLIMA ENGENHARIA LTDA é uma empresa de Engenharia especializada em execução de obras e preservação de instalações de sistemas de climatização, onde atualmente trabalha, como Chefe de gabinete de projeto de instalações térmicas, temos como responsabilidade o desenvolvimento e integração de projetos de AVAC para instalações de água gelada, pressurização e ventilação de espaços com matérias perigosas (explosivas ou não) em instalações petrolíferas, armazenamento de energia em instalações de instalações térmicas (água gelada), desde 2011.

O Engenheiro Nuno Lopes, considera este momento da sua vida como um ciclo de aprendizagem e desenvolvimento profissional e imagina-se ainda a trabalhar no Brasil daqui a 5 anos.



Viver na Cidade de Salvador

No Brasil é necessário "estar num local seguro e particularmente em condomínio fechado e ter carro da empresa" afirma.
Segundo o Eng. Nuno Lopes a questão da saúde no Brasil não é de forma alguma muito boa, pois os seguros de saúde são caros e mesmo assim tem dificuldade de responderem positivamente a algumas solicitações, mas depende muito do acordo contratado. Recomenda ainda a contratação de seguro de saúde através da empresa, porque é difícil fazer seguro de saúde individual.




O reconhecimento profissional no estrangeiro particularmente no Brasil através do CREA de cada estado é fundamental para diminuir a dependência dos técnicos locais em entidades estatais, como é o caso da PETROBRAS, que quer que todos os técnicos que intervenham nas suas obras tenham reconhecimento nacional.



Contactos
Nuno Jose da Cunha Lopes
Telemóvel:  0055 71 981330502


Parceiros Institucionais