fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
d5be7ba33e7e6727c38d5f64aabf5905.jpg
f94424294702c78017e30b0c79e2043b.jpg
Região Centro
Região Sul
Madeira
Açores

A Ordem

Transportes e Vias de Comunicação

Comissão Executiva
José Alberto Alves Nunes Valle - Coordenador
Artur José Pinto de Bivar - Coordenador-adjunto
António Carlos Faria Lemonde de Macedo
António Carlos Pinheiro Quaresma
Jorge Zúniga de Almeida Santo

(em atualização)
Plano de Atividades (Triénio 2013-2016)

  • Reafirmar a importância científica e técnica da Especialização;
  • Acompanhar e divulgar aspetos atuais de relevo em matéria de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação em áreas cobertas no âmbito da Especialização.
  • Aprofundar a multidisciplinariedade das suas metodologias específicas;
  • Debater dentro dos órgãos da Ordem dos Engenheiros qual a melhor forma de assumir um papel interventivo nos desafios que hoje se colocam à Especialização, seja na melhoria da qualidade do exercício da profissão, seja nas diversas solicitações da sociedade civil;
  • Aprofundar o relacionamento técnico e o envolvimento com outras especializações que têm fatores complementares e até em comum, com os Transportes e as Vias de Comunicação;
  • Estabelecer pontes com as instituições de ensino superior que incluem nos respetivos curricula a especialização de Transportes e Vias de Comunicação, tendo em vista o conhecimento do conteúdo e grau de exigência para futuros especialistas.



A Especialização em Transportes e Vias de Comunicação foi aprovada na reunião do CAQ de 28 de Janeiro de 1998 e pelo CDN em reunião de 29 de Janeiro de 1998.

Os sistemas de Transportes e as suas infra-estruturas, as Vias de Comunicação e os veículos, constituem hoje uma área estratégica de primordial importância na economia mundial, fortemente marcada por uma progressiva evolução tecnológica sustentada pelos métodos mais avançados de investigação.

As grandes transformações estruturantes do território nacional vêm resultando, em grande parte, da realização de novas infra-estruturas (de Transporte) pelo que os engenheiros especializados se encontram em posição particularmente favorável para assumir papel de relevo a todos os níveis (nacional, regional, municipal) em processos de ordenamento do território e de desenvolvimento das acessibilidades.

O Especialista neste domínio identifica situações, formula diagnósticos e propõe soluções para as deslocações – geradas pelas actividades resultantes da organização de espaço – nas vertentes técnica, ambiental, económica e política. Intervém, profissionalmente, quer no planeamento e exploração dos sistemas de transportes, quer na concepção e estabelecimento das respectivas redes de infra-estruturas.

Deste modo é responsável por estudos de procura e sua repartição modal e pelos planos de mobilidade e interfaces e sua exploração, numa abordagem essencialmente interdisciplinar. Igualmente é o coordenador dos estudos e projectos das infra-estruturas de transportes (ou Vias de Comunicação) bem como da sua construção e conservação, realçando-se que no domínio das Vias de Comunicação se enquadram as estradas, os caminhos de ferro, os portos e aeroportos, e as vias navegáveis.

Actualmente, e em complemento das infra-estruturas, já por si multidisciplinares, cada vez são maiores as exigências envolvendo diversos ramos da engenharia, que se articulam em áreas como a gestão e segurança de tráfego, sistemas de informação, qualidade e outros.

No final de 2014 existiam 100 Especialistas em Transportes e Vias e Comunicação.

Consulte aqui a Matriz de Apreciação Curricular



Eventos

  • Painel: Politicas de Gestão de Tráfego Rodoviário em Meio Urbano, 30 de janeiro de 2013 »»»
  • Painel: "Transportes/SIG/Diretiva INSPIRE", 6 de novembro de 2012 »»»
  • Painel: Sistemas e Tecnologias Inteligentes de Transportes, 10 de outubro de 2012 »»»
  • "As Pontes do Rio Douro" - Ordem e Museu do Douro organizam Exposição, 18 de abril a 17 de junho de 2012 »»»
  • Visita Técnica à Empresa Caetanobus, 23 de novembro de 2011 »»»
  • Painel: 20 anos da Ponte Ferroviária de S. João, 28 de junho de 2011 »»»




Apresentações

  • Plano de infraestruturas de valor acrescentado cria oportunidades para a economia »»»



Notícias


  • Semana da Mobilidade »»»
  • 1º Encontro de Especialistas em Transportes e Vias de Comunicação »»»
  • Visita ao Porto de Setúbal »»»


Parceiros Institucionais