fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
484cb00733d303228791fdee8d278aea.jpg

Questões Frequentes

Perguntas e Respostas frequentes relativas às Candidaturas à admissão a membro Estagiário ou Efetivo.


Ouvi dizer que os antigos bacharéis são equiparados aos atuais licenciados. Assim sendo, será que os titulares de bacharelato em Engenharia podem ser admitidos na OE?
R: Não; a admissão na OE requer, no mínimo, uma licenciatura em Engenharia.

Os titulares de bacharelato em Engenharia em país estrangeiro podem ser admitidos na OE?
R: Os titulares de bacharelato em engenharia em país estrangeiro devem requerer a equivalência na Direção Geral do Ensino Superior ou em estabelecimento de ensino superior; poderão ser admitidos na OE se lhes for concedida a equivalência à licenciatura em Engenharia. Devido à variedade de situações, recomenda-se que os candidatos com cursos de Engenharia frequentados no estrangeiro contactem o Gabinete de Admissão e Qualificação, na Sede da OE, em Lisboa

Licenciei-me em 2002 em Engenharia XX na Faculdade YY e o meu curso estava acreditado pela OE. Tenho de me submeter às novas normas de admissão?
R: Afirmativo. Com a entrada em vigor do novo Regulamento de Admissão e Qualificação, cessam os procedimentos de admissão anteriormente em vigor.

Tenho uma licenciatura em Física e um mestrado em Engenharia de Materiais. Posso ser admitido na Ordem dos Engenheiros para a especialidade de Engenharia de Materiais?
R: Negativo. A admissão na Ordem dos Engenheiros com um grau académico em Engenharia (licenciatura, mestrado ou doutoramento), pressupõe que os graus académicos anteriores sejam igualmente em curso de Engenharia.

Terminei agora o Mestrado integrado em Engenharia Mecânica. A que grau me devo candidatar?
R: Deverá candidatar-se ao grau E2. Os graus de qualificaçãodestinam-se a graduar os membros efetivos no ato de admissão à Ordem dosEngenheiros. O Grau de qualificação E1 destina-se aos Membros com licenciaturaem engenharia, o Grau E2aos Membros com mestrado em engenharia e o GrauE3 aos Membros com doutoramento em engenharia; de notar que na candidatura a umdos graus de qualificação E2 e E3, todos os graus académicos anteriores devemser em curso de engenharia.

Tenho uma licenciatura em Engenharia de Materiais concluída em 2004. Posso candidatar-me à OE para o grau E2?
R: Afirmativo.Os candidatos titulares de licenciatura em engenharia em ciclo deestudos anterior à reforma do ensino superior (Processo de Bolonha) serãoqualificados no Grau E2.

Tenho uma licenciatura em Engenharia Química e estou a frequentar um mestrado em Engenharia Química. Posso inscrever-me na OE?
R: Qualquer licenciado em curso de engenharia poderá candidatar-se à admissão, apresentando o correspondente certificado de habilitações autenticado; as qualificações profissionais que lhe forem reconhecidas na especialidade onde for inscrito, dependem do respetivo curriculum individual, que será apreciado por um Júri composto por membros eleitos da OE da especialidade de Engenharia onde se pretende inscrever. Se essa apreciação curricular detetar lacunas em áreas do conhecimento essenciais para o exercício profissional na especialidade, o candidato terá de se submeter a provas de avaliação de conhecimentos.

Tenho uma licenciatura em Engenharia Topográfica e um mestrado em Engenharia Informática. Pretendo exercer profissionalmente nesta última área. Posso inscrever-me na OE na especialidade de Engenharia Informática?
R: A resposta depende do resultado da apreciação curricular individual feita no processo de candidatura.

Licenciei-me em Engenharia Civil em 2001. De então para cá tenho trabalhado no estrangeiro numa área diferente da Engenharia. Regressei a Portugal e pretendo exercer a profissão de Engenheiro e até já arranjei um emprego numa empresa de construção. Neste momento tenho 40 anos e vou sentir-me um bocado constrangido em ir fazer um estágio. Existe alguma maneira de eu ficar isento do estágio?
R: De acordo com o que relata tem de realizar o estágio. Uma vez que refere que já está a trabalhar numa empresa de construção poderá realizar um estágio curricular aproveitando o próprio exercício profissional nessa empresa. Poderá consultar o Regulamento dos Estágios para obter mais informação sobre esta modalidade de estágio.

Recomenda-se a todos os candidatos à admissão na OE, a consulta do Regulamento de Admissão e Qualificação

Parceiros Institucionais