climatizacao12_209022202950573a53ce879.jpg

12.as Jornadas de Climatização - "O AVAC na Reabilitação: nos Setores Residencial, Serviços e Indústria"

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

25 de outubro de 2012

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios

Av. António Augusto de Aguiar, 3D,
1069-030 Lisboa
Tel.: 213 132 662/3/4
E-mail: colegios@oep.pt

Patrocinadores

Patrocinadores Principais:

Patrocinadores:

A Comissão Executiva da Especialização em Engenharia de Climatização, em colaboração com as secções nacionais da ASHRAE e da REHVA, vai promover no dia 25 de outubro de 2012, no auditório da sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, as 12.as Jornadas de Climatização.

Num ano em que a atividade no setor se ressente também da recessão e em que a atenção se volta sobretudo para a reabilitação dos edifícios existentes, este será também o tema principal do evento: O AVAC na Reabilitação: nos Setores Residencial, Serviços e Indústria. Embora com o natural foco nos sistemas de AVAC, o evento abordará também as óbvias interfaces com o edifício, com a arquitetura, e com outros sistemas técnicos. Será adotado um novo formato em que, após intervenções de enquadramento do tema nas suas três vertentes principais (AVAC, edifício e arquitetura), far-se-á um debate com projetistas, instaladores e fabricantes, com a possibilidade de intervenção de todos os participantes nas Jornadas.

Na segunda parte das Jornadas, continuando a tradição de publicação de material técnico atual em português na área da Climatização, será distribuído e discutido o manual da REHVA sobre um tema muito pertinente na reabilitação de edifícios, e com forte impacto nos sistemas de AVAC, traduzido para Português: "A Proteção Solar”, tema nem sempre bem compreendido e com implicações importantes com a arquitetura, a iluminação e o AVAC, também numa ótica de reabilitação, mas não só. O livro será apresentado por um dos seus autores, seguindo-se a intervenção do presidente da associação europeia de fabricantes de sistemas de sombreamento e da apresentação da perspetiva de um arquiteto sobre este tema.

Finalmente, neste ano em que se espera a publicação de nova regulamentação nacional para a eficiência energética nos edifícios (RCCTE, RSECE e SCE) para transposição da nova Diretiva Europeia EPBD, cuja proposta está presentemente em consulta técnica informal, a terceira parte das Jornadas será reservada a esta temática, focando também em particular as suas implicações na reabilitação dos edifícios existentes.

Nota:
Os Membros da ASHRAE são equiparados aos Membros Efetivos da OE e os Estudantes aos Membros Estudantes, no que se refere ao custo de inscrição nas Jornadas. Para mais informações deverá ser contactado o Secretariado.

O número de inscrição nas Jornadas para os Estudantes Membros da OE e Estudantes Não Membros é limitado, pelo que as mesmas ficam sujeitas a confirmação pelos serviços.