fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
17_jornada_climatizacao_69253146459bfcd3bac444.jpg

17.as Jornadas de Climatização

Introdução à Automação, Controlo e Gestão Técnica de Edifícios

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

26 de outubro de 2017

Adicionar ao meu Calendário

Inscreva-se já!

Local

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

Informações

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios
Av. António Augusto de Aguiar, 3D,
1069-030 Lisboa

T: 213 132 66 2 | 3 | 4
E-mail: colegios@oep.pt

Patrocinadores

Patrocinador Principal:

Contimetra Sistimetra






Trox Technik




Patrocinadores:



Bosch


















Patrocínio 7ª Edição Prémio AVAC:



















































Media Partners:







A Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização, em colaboração com as secções nacionais da ASHRAE e da REHVA, vai promover, no dia 26 de outubro de 2017, as 17.as Jornadas de Climatização. 

O evento deste ano incidirá sobre o tema "Introdução à Automação, Controlo e Gestão Técnica de Edifícios” e procurará aprofundar e divulgar o conhecimento da tecnologia e de práticas atuais neste domínio.

A gestão técnica dos edifícios é um instrumento valioso, não só para os projetos de dimensão relevante, como sejam os edifícios industriais ou grandes edifícios de serviços, mas também para os pequenos edifícios e habitação.

Está demonstrado, ao longo de vários exemplos construídos e monitorizados, que a automatização dos edifícios aumenta a sua eficiência energética, a sua inteligência, o seu conforto e a qualidade ambiental interior. 

Os edifícios são grandes utilizadores de energia, energívoros, e a maioria das vezes insaciáveis, e perante a escassez de recursos energéticos vemo-nos obrigados, económica e eticamente, ao uso eficaz e sensato no modo como utilizamos a energia que nos é disponibilizada. 

Estamos na era da eficiência energética que rima com a era da eficiência económica. A chave da eficiência energética e paralelamente da eficiência económica reside no diálogo e na interação dos sistemas técnicos que integram o edifício. 

Devido às diretivas comunitárias e à sua transposição para a legislação nacional, em que são impostas elevadas exigências técnicas, os projetos de construção, atingem uma elevada complexidade, levando a que a coordenação técnica entre os diversos intervenientes tenha obrigatoriamente de ser assegurada.

O avanço tecnológico atual, atendendo aos desígnios das políticas de eficiência energética e de redução de consumo de energia, parece orientado no sentido de se projetarem e implementarem sistemas de gestão técnica complexos, dotados de tecnologias inovadoras, mas o recurso a estas facilidades, deverá ser feito de forma ponderada de modo a se encontrar o justo equilíbrio entre a poupança de energia e o conforto dos utilizadores. Um sistema de controlo automático sofisticado, por si só, não garante baixos consumos energéticos nos edifícios, uma vez que atingir tais objetivos representa um duplo desafio, parcialmente técnico e parcialmente humano. A utilização e a aceitação por parte dos utilizadores terá tanto mais sucesso quanto a relação for o mais amigável possível. Estes são desafios aliciantes que se colocam a todos os técnicos e especialistas.

A Especialização em Engenharia de Climatização ciente da importância da Gestão Técnica de Edifícios tem vindo a acompanhar a evolução técnica que se tem vindo a fazer sentir no setor e sempre que oportuno procurará ajudar e incentivar a divulgação de trabalhos produzidos por técnicos, empresas e organizações nacionais e internacionais.

Nestas Jornadas, continuando a tradição de publicação de material técnico atual em português na área da Climatização, será apresentado e discutido o Manual da REHVA N.º 22, traduzido para português, com o título: "Introdução à Automação, Controlo e Gestão Técnica de Edifícios”. 

No final será distribuído um exemplar do livro a todos os participantes. 


Organização

Especialização em Engenharia de Climatização







Parceiros Institucionais