20180911_090801_6235343555b9a680290d9d.jpg

Trox Technik

Patrocinadores:

Bosch

Patrocínio 8.ª Edição Prémio AVAC:

Media Partners:

A Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização, em colaboração com a secção nacional da REHVA e o capítulo português da ASHRAE, vai promover no dia 25 de outubro de 2018, as 18.as Jornadas de Climatização.

O evento deste ano incidirá sobre o tema "Reabilitação Energética de Edifícios em Cenários de Alterações Climáticas” e procurará aprofundar e divulgar o conhecimento das técnicas e práticas atuais neste domínio.

A reabilitação de edifícios é uma intervenção que exige conhecimentos e práticas adequadas, não só para os projetos de dimensão relevante, como sejam os grandes edifícios de serviços, mas também para os pequenos edifícios e habitação.

Ao reabilitar um edifício, os vários intervenientes no processo de construção, não poderão deixar de avaliar e melhorar o desempenho energético de edifícios, sejam eles edifícios correntes ou edifícios históricos, e em todos há que respeitar totalmente o seu valor, bem como o seu legado cultural e as suas qualidades estéticas. As presentes Jornadas dirigem-se, quer a engenheiros projetistas ou a engenheiros e demais técnicos da construção, quer a agências governamentais.

Estamos na era da eficiência energética que rima com a era da eficiência económica. A chave da eficiência energética e paralelamente da eficiência económica reside no diálogo e na interação de todos os intervenientes no processo de construção.

Devido às diretivas comunitárias e à sua transposição para a legislação nacional, em que são impostas elevadas exigências técnicas, os projetos de construção, atingem uma elevada complexidade, levando a que a coordenação técnica entre os diversos intervenientes tenha obrigatoriamente de ser assegurada.

A Especialização em Engenharia de Climatização ciente da importância desta problemática e das exigências que advirão da publicação da recente Diretiva (UE) 2018/844 do Parlamento Europeu e do Conselho de 30 de Maio que altera a Diretiva 2010/31/UE relativa ao desempenho energético dos edifícios e a Diretiva 2012/27/UE sobre a eficiência energética não poderá deixar de dar total atenção.

Nestas Jornadas, continuando a tradição de publicação de material técnico atual em português na área da Climatização, será apresentado e discutido o Manual da REHVA Nº 26, traduzido para português, com o título: "Eficiência Energética em Edifícios Históricos”.

Durante as Jornadas será distribuído um exemplar do livro a todos os participantes inscritos.

Especialização em Engenharia de Climatização

Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o evento, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.

Conheça aqui a Política de Privacidade da Ordem dos Engenheiros.