fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
afloresta_agenda_19048419457f7ba9e6b1ec.jpg

A Floresta de que precisamos

Fórum

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

17 de outubro de 2016

Local

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Informações

Secretariado dos Colégios da Ordem dos Engenheiros
Tel.: 213 132 662 / 64

Transmissão em direto

Ciclicamente, Portugal é confrontado com situações catastróficas resultado da ocorrência de incêndios que trazem para a ribalta o tema da floresta.
 
Estes são tempos onde todos, do anónimo cidadão comum aos mais altos responsáveis do país, têm direito ao seu momento de opinião. Esta súbita e exacerbada exposição mediática lança sobre a opinião pública um manancial de informação que nem sempre contribui para uma ideia correta sobre o que deve ser a nossa floresta.
 
A pressão para que algo se faça é enorme e as soluções que emergem da atuação política, na difícil procura do equilíbrio entre o reconhecimento social e a valia técnica e ambiental, têm ficado muito aquém do que poderia ser a política florestal nacional.

O Colégio de Engenharia Florestal da Ordem dos Engenheiros, em colaboração com a Universidade de Lisboa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a FORESTIS – Associação Florestal de Portugal e a UNAC – União da Floresta Mediterrânica, pretende contribuir para que o futuro da nossa floresta seja construído sobre soluções racionais, com uma consistente base técnica, que reforcem o seu potencial produtivo, garantam o seu valor ambiental e assegurem a sua dimensão social.

Assumindo o pressuposto base de que não existe uma única floresta em Portugal, tão bem evidenciado na Estratégia Florestal Nacional de 2006, e conscientes de que só um setor participado, forte e unido pode impulsionar o salto qualitativo que há tanto desejamos, o Colégio de Engenharia Florestal organiza o fórum "A Floresta de que Precisamos".

Este fórum terá um formato inovador, com duas sessões regionais, Norte e Sul, e uma sessão final em Lisboa, que integrará e dará conhecimento das reflexões e recomendações regionais.

Pretende-se assegurar uma discussão aberta e participada, que identifique, no âmbito dos inúmeros estudos e planos estratégicos já produzidos e no mais atual conhecimento científico e opções de gestão, um conjunto de recomendações prioritárias de política florestal. Para isso, convidámos especialistas e investigadores capazes de trazer à discussão o que pode fazer a diferença no futuro da floresta em Portugal.


- Sessão Regional Sul | 11 de outubro | Observatório do Sobreiro e da Cortiça | Coruche »»»»

- Sessão Regional Norte | 12 de outubro | Sede Regional da Ordem dos Engenheiros | Porto »»»»



Apoio:









Parceiros Institucionais