imagem_final_8475715405ac75c393ff3a.jpg

A Nova Norma ISO 45001:2018 – Referencial Internacional dos Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

16 de abril de 2018

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 662|3 |4
E-mail: gap@oep.pt
A Comissão de Especialização em Engenharia de Segurança (CEES) da Ordem dos Engenheiros, dando continuidade às iniciativas de divulgação de informação sobre temas relevantes em matéria de Engenharia de Segurança, pretende promover a divulgação e o debate sobre a recente publicação da Norma Internacional ISO 45001:2018 – Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST).

A Norma Internacional ISO 45001:2018 destaca-se pela sua importância enquanto ferramenta estruturante em matéria de gestão da SST nas organizações, a que acresce o seu caráter de inovação à escala global, por se tratar de uma norma de sistemas de gestão que completa a trilogia de normas internacionais de sistemas de gestão nos domínios da qualidade, do ambiente e da segurança.

A Conferência terá como intervenientes os seguintes oradores convidados: o Eng. João Costa, Presidente da Subcomissão 4 da Comissão Técnica 42 - Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e o Eng. Ricardo Marques, Gestor Coordenador Comercial da APCER e auditor de SGSST.

Notas Biográficas

João Costa
Licenciado em Engenharia Mecânica (IST), MSc em Safety Engineering Texas A&M Univ. (Texas/USA), Especialização em Eng.ª da Qualidade (UNL/ISQ).

Atividade Profissional:
Responsável pelo Centro de Segurança do ISQ (1990-2005), Perito da Comissão Europeia (TAIEX) na área da Segurança dos Produtos e da Segurança e Saúde do Trabalho (SST), Presidente da SC 2 – Exposição Ocupacional e da SC 4 – Sistemas de Gestão da CT 42 da CT 42, Elemento de ligação do ONS/ISQ com o IPQ, Coordenador de projetos setoriais no domínio da SST – Agentes químicos, Agentes físicos (CEM e Vibrações), Manual da SST na Indústria de Fundição.

Ricardo Marques
Licenciado em Engenharia Agro-Alimentar, Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho e Pós-graduação em Gestão da Qualidade e da Segurança Alimentar.

Atividade Profissional:
De 2002 a 2009, implementação e controlo de práticas em SGQ, segurança alimentar, ambiente e SST na indústria alimentar e hotelaria, bem como em ambiente de consultoria. Desde 2009 colaborador da APCER, com funções de gestão de clientes, gestor comercial, coordenador comercial, formador e auditor de segunda e terceira parte. Auditor de SGQ (ISO 9001), Ambiente (ISO 14001), SST (OHSAS 18001) e Segurança Alimentar (ISO 22000).