e_garlogoso_64369285559e8bfd46add2.jpg

Serviços de Formação Comunicação e Cultura
Av. António Augusto de Aguiar, 3 D

Co-Organização:

A Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e a APA - Agência Portuguesa do Ambiente promovem, no próximo dia 22 de novembro, entre as 14h30 e as 17h30, no auditório da Região Sul da OE, uma Ação de Formação sobre a e-Gar, uma iniciativa SIMPLEX+, que visa a  desmaterialização das guias de acompanhamento de resíduos, através da criação de guias eletrónicas.

Com a publicação da Portaria nº145/2017, de 26 de abril, sobre o transporte de resíduos, foram criadas as guias eletrónicas de acompanhamento de resíduos (e-GAR), alterando substancialmente as práticas em vigor desde 1997 e implicando a adaptação das empresas a novas regras no contexto do transporte de resíduos. Esta mudança de paradigma irá impactar toda a sociedade e os engenheiros em particular.

Até dezembro de 2017, prevê-se um período transitório, em que ainda podem ser utilizados os modelos de guias em papel, com o objetivo de permitir uma transição suave para a utilização do formato eletrónico destes documentos. A partir de janeiro de 2018, apenas poderão ser utilizadas as guias em formato eletrónico.

A APA, Agência Portuguesa do Ambiente, tem como missão propor, desenvolver e acompanhar a gestão integrada e participada das políticas de ambiente e de desenvolvimento sustentável, de forma articulada com outras políticas sectoriais e em  colaboração com entidades públicas e privadas que concorram para o mesmo fim, tendo em vista um elevado nível de proteção e de valorização do ambiente e a prestação de serviços de elevada qualidade aos cidadãos.

Com esta iniciativa pretende-se informar os membros da Região Sul à cerca desta mudança de paradigma, capacitando-os para começarem, o quanto antes, a trabalhar com o novo modelo e no módulo da plataforma eletrónica SILIAMB, dando-lhes oportunidade para esclarecer todas as dúvidas, nomeadamente as questões práticas.