st_1153880408581b6dbfb4905.jpg

Secretariado dos Colégios
Tel.: 213 132 662|3|4
E-mail: colegios@oep.pt
A Ordem dos Engenheiros, através da Comissão de Especialização em Engenharia Alimentar (CEEA), vai realizar a "Mesa Redonda” no âmbito do "Ano Nacional da Luta contra o Desperdício Alimentar”, que vai decorrer na Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE), em Lisboa, no dia 23 de novembro de 2016, pelas 16h30.

Esta iniciativa pretende analisar as ações desenvolvidas pelas várias instituições intervenientes nesta temática, avaliar os resultados e perspetivar futuras iniciativas, contemplando as diversas vertentes, da produção ao consumo, passando pela transformação, distribuição e legislação.

São Benedito, o Padroeiro dos Alimentos, filho de escravos oriundos da Etiópia nasceu na Sicília, Itália, no ano de 1526, faleceu em 1589 e foi canonizado em 1807.
Benedito cedo se tornou um Homem livre, tendo recebido uma sólida educação cristã por parte de seus pais.
Após a unificação das ordens dos Eremitas Franciscanos e dos Franciscanos Capuchinhos pelo Papa Pio IV, Benedito, como irmão leigo, assumiu o papel de cozinheiro no convento em Santa Maria de Jesus, Sicília. Fez da cozinha um santuário de oração e fervor, onde vivia sempre alegre, tendo conquistando todos com a sua comida saborosa e pela sua simpatia.
Frei Benedito tinha o dom da sabedoria e, apesar de analfabeto, ensinava a todos. Mesmo na dificuldade do mosteiro, enquanto Superior, mandava distribuir alimento a todos os pobres.
Pelos muitos milagres atribuídos a São Benedito, em particular a multiplicação de peixes e pães, é tido como o Santo Protetor dos Alimentos, contra a fome, por uma alimentação para todos.

www.thinkeatsave.org/