fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
9695_c_4133602265be15bb2cf842.jpg

Apresentação do livro "Água e Saúde Pública"

Da autoria do Eng. José Vieira

Sede Nacional da OE, Lisboa

16 de novembro de 2018

Local

Sede Nacional da OE, Lisboa

Informações

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Comunicação
Tel.: 213 132 623 | 605
E-mail: gabinete.comunicacao@oep.pt
O Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE) organiza, no próximo dia 16 de novembro, pelas 17h30, no auditório da Sede Nacional, em Lisboa, a sessão de apresentação do livro "Água e Saúde Pública", da autoria do Eng. José Vieira, Membro Conselheiro e ex-Vice-presidente Nacional da Ordem.

A apresentação do autor será feita pelo Bastonário da OE, Eng. Carlos Mineiro Aires. A apresentação da obra fica a cargo da Dr.ª Olga Maria Guerreiro de Matos, Médica e Professora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.

Na obra, o autor, com vasta experiência universitária no ensino da Engenharia Sanitária e Ambiental, apresenta, com rigor científico e de uma forma simples e pedagógica, uma visão holística sobre os mais recentes e relevantes desenvolvimentos relacionados com a qualidade da água destinada ao consumo humano e as metodologias para o seu controlo, componente fundamental para qualquer política pública de saúde.

A água é o composto mais abundante do corpo humano. Elemento essencial para a vida, a sua importância dramática revela-se em períodos em que escasseia, não existe ou não tem qualidade.

Pelas suas características muito especiais, a água (solvente universal) constitui-se como veículo preferencial para a transmissão de doenças para o homem, quer pelo consumo de água contaminada, quer por deficientes sistemas de saneamento e higiene. Com os avanços científicos nos domínios da medicina e da microbiologia, principalmente a partir de meados do século XIX, tem sido possível identificar microrganismos patogénicos, substâncias químicas e elementos radiológicos, bem como determinar os seus efeitos na saúde humana, o que tem proporcionado o desenvolvimento e implementação de inovações tecnológicas e infraestruturais cada vez mais eficazes no enfrentamento destas ameaças.

Pelo seu conteúdo, pretende-se que o livro tenha uma audiência alargada não só a estudantes e a profissionais, mas também a outros leitores interessados na "umbilical ligação" entre a água e a saúde pública.

Em seis capítulos são apresentadas implicações técnicas, socioculturais e de saúde pública relacionadas com a natureza dos serviços urbanos de abastecimento de água e de saneamento. Neste contexto, faz-se uma breve resenha histórica dos avanços verificados na Medicina, na Microbiologia e na Engenharia ao longo dos tempos. Apresenta-se informação sobre doenças relacionadas com a água causadas tanto por microrganismos patogénicos como pela presença de contaminantes inorgânicos, radiológicos e orgânicos. É dada informação sobre incidência de casos de doenças de notificação obrigatória em Portugal e sobre qualidade química da água consumida em Portugal.

São, ainda, apresentadas normas legais e metodologias de controlo da qualidade da água, bem como o enquadramento conceptual, metodológico e de desenvolvimento de planos de segurança da água, tal como proposto pela Organização Mundial da Saúde.

Parceiros Institucionais