capajpeg_12063469475c4af2d0a7625.jpg

Apresentação do livro "Fernão de Magalhães, um agente secreto ao serviço do Rei D. Manuel I de Portugal?"

Auditório da Sede da Região Sul

14 de fevereiro

Auditório da Sede da Região Sul

Região Sul da Ordem dos Engenheiros
Serviços de Formação, Comunicação e Cultura
Tel.: 213 132 666 / 213 132 687
O Conselho Diretivo da Região Sul promove, no dia 14 de fevereiro, pelas 18 horas, no seu auditório, em Lisboa, a apresentação do livro "Fernão de Magalhães, Um Agente Secreto ao serviço do Rei D. Manuel I de Portugal?", da autoria dos engenheiros José Mattos e Silva e António Mattos e Silva.

Os engenheiros José Mattos e Silva e António Mattos e Silva têm-se dedicado à investigação histórica de algumas figuras dos descobrimentos portugueses, como os Côrte-Real, Cristóvão Colon e Fernão de Magalhães.

No seu mais recente livro, referem que "Fernão de Magalhães não terá sido um traidor a Portugal, ao promover uma expedição às Molucas sob a égide do Rei de Espanha Carlos I, mas pelo contrário, terá sido um agente secreto de D. Manuel I para que Portugal pudesse vir a negociar com Espanha, em condições mais favoráveis, a aquisição das Molucas, o que viria a acontecer em 1529, mediante o Tratado de Saragoça. Pensava-se, à época, que as Molucas estariam localizadas no hemisfério que o Tratado de Tordesilhas reservara a Espanha, pelo que, para Portugal poder propor ao país vizinho a aquisição daquelas ilhas, era essencial que Espanha a as pudesse conhecer diretamente, acedendo a elas através duma rota marítima inserida no hemisfério da sua influência".

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias, através do Balcão Único / SIGOE