A necessidade de substituir os veículos movidos a energias fósseis por veículos elétricos, veio intensificar o estudo de baterias, condensadores e células de combustível. O estudo das baterias de ião lítio estava, desde os últimos anos, muito confinado à engenharia da bateria uma vez que a performance destas baterias se encontra muito próxima dos limites teóricos. Foi desenvolvido um eletrólito vítreo que pode ser aplicado numa matriz simbiótica e flexível, que não só conduz iões quase tão rapidamente como um eletrólito líquido, mas possui uma muito elevada constante dielétrica. Estas propriedades permitem a criação de baterias disruptivas. Os condensadores com elevada capacitância que se formam naturalmente no interior da bateria facilitam a deposição de iões no elétrodo negativo durante a carga e no positivo durante a descarga. Alguns dos conceitos usados para explicar como funciona esta nova arquitetura estão na base do funcionamento de transístores, LEDs e células fotovoltaicas. As baterias desenvolvidas são seguras, ecológicas, baratas e armazenam muito mais energia.
Nesta palestra irão ser apresentadas estas novas arquiteturas e feitas algumas comparações entre as novas baterias e as baterias comerciais existentes no mercado. No final haverá um debate alargado à plateia sobre este tema e assuntos relacionados.
PARTICIPAÇÃO GRATUITA | INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA
CV abreviado da palestrante Maria Helena Braga formou-se em Física do Estado Sólido e Ciências dos Materiais e Doutorou-se em Engenharia Metalúrgica e Materiais na Universidade do Porto. É Prof. Auxiliar do Departamento de Engenharia Física da Universidade do Porto desde 2002 e é desde fevereiro de 2016 Senior Research Fellow no Institute of Materials da University of Texas at Austin, EUA, no grupo do Prof. John B. Goodenough’s. De 2008 a 2011, trabalhou no Los Alamos National Laboratory, EUA. Tem 9 patentes e mais de 40 artigos em revistas internacionais e mais de 120 comunicações.
Organização conjunta:Colégio de Engenharia de Materiais
Sociedade Portuguesa de Materiais
Com o apoio de: