cicliconferencias_1098803882530f632c5d323.jpg

Ciclo de Conferências 2014: Que Políticas para a Energia em Portugal no Horizonte 2020

O Setor Elétrico - Regulamentação da Oferta e da Procura de Eletricidade

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

25 de março de 2014

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios
Av. António Augusto de Aguiar, 3D,
1069-030 Lisboa
T 213 132 662 /3 /4
E-mail: colegios@oep.pt

A Especialização em Energia da Ordem dos Engenheiros decidiu promover em 2014 um Ciclo de Conferências, com o objetivo de colocar em discussão os cenários alternativos para a evolução da Política Energética em Portugal num horizonte de cinco anos, como forma de antevisão da conjuntura possível no ano 2020.

Há que valorizar a iniciativa e a capacidade de formulação de cenários, uma prática muito presente na Engenharia, por forma a melhor gerir as opções a tomar pelos vários decisores, numa área chave para a Economia e para a Sociedade, como é a da Energia.

Assim, entendeu a Comissão Executiva da Especialização em Energia levar por diante esta iniciativa, estabelecendo como estratégia o envolvimento de um universo relevante dos Colégios de Especialidade e das Especializações da OE; a auscultação ao que se passa fora de Portugal e percebendo as tendências que num espaço geográfico alargado desde já se esboçam; e, finalmente, confrontando essa informação com a realidade portuguesa, para que a discussão possa ter mais valor na nossa estrutura industrial e social.

É neste contexto que serão organizadas três Conferências, cobrindo, no seu conjunto, as temáticas mais relevantes da Política Energética Portuguesa, sendo pretendido, através dos múltiplos agentes participantes, apresentar uma visão internacional e uma visão do País:

PAINEL INTERNACIONAL
Para discussão de Cenários em diferentes países relevantes no contexto europeu ou mundial. A cargo de duas personalidades de reputação internacional, uma de cariz institucional e a outra de índole técnica.

PAINEL PORTUGAL
Para comentários às intervenções do painel internacional e apresentação de cenários específicos para Portugal. A condução do painel será entregue a duas personalidades portuguesas com visões diferentes sobre o tema da conferência.

Conferência I - O Setor Elétrico - Regulamentação da Oferta e da Procura de Eletricidade

Quanto à oferta, o contexto atual e a tendência seguida nos últimos anos assenta na privatização. Este contexto e esta tendência permitem antever algum retorno ao investimento público?

Quanto à procura, o contexto consiste nas economias de eletricidade, por via do aumento da eficiência, a constituírem uma quase obrigação, enquanto que os agentes, quer industriais quer domésticos, reclamam redução de tarifas.

Organização:
Especialização em Energia (em colaboração com o Colégio de Engenharia Eletrotécnica)

A inscrição é gratuita mas obrigatória.

Próximas Conferências do Ciclo:

Conferência II - O Setor dos Transportes
(a realizar em junho, em colaboração com a Especialização em Transportes e Vias de Comunicação)

Conferência III - Políticas Energéticas e Políticas Ambientais que Coerência?

(a realizar em outubro, em colaboração com o Colégio de Engenharia do Ambiente)