foto_portal_3726261575cee3b84a8dfe.jpg

Colóquio "A Economia Circular no Setor Agroalimentar"

Auditório da Região Sul, Lisboa

19 de junho de 2019

Auditório da Região Sul, Lisboa

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Formação, Comunicação e Cultura
Tel.: 213 132 666 / 213 132 687
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, em associação com o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente, leva a efeito no próximo dia 19 de junho um Colóquio sobre "A Economia Circular no Setor Agroalimentar", que decorrerá no auditório da sede da Região Sul pelas 14h30.

A Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado.

As atuais tendências de aumento populacional, crescimento da procura e consequente pressão nos recursos naturais têm vindo a sublinhar a necessidade de as sociedades modernas avançarem para um paradigma mais sustentável, uma economia mais "verde" que assegure o desenvolvimento económico, a melhoria das condições de vida e de emprego, bem como a regeneração do "capital natural".

A economia circular nasce inspirada na própria natureza, na qual nada é desperdiçado. A longevidade e a resiliência dos ecossistemas derivam exatamente dos ciclos naturais de reciclagem de recursos. Assume um significado especial para a agricultura, atividade baseada em recursos naturais que enfrenta no presente inúmeros desafios num contexto de alterações climáticas onde é exigido que se produza mais, com mais qualidade, maior sustentabilidade, com menos recursos e ainda assim reduzir a pegada ecológica, ambiental e energética da atividade.

Inscrição gratuita, mas obrigatória.

Inscreva-se através do Balcão Único do SIGOE

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.