imgportal_oilgas_978528063528e2bf2eb14b.jpg

Ordem dos Engenheiros - Região Sul

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Naval da Ordem dos Engenheiros irá organizar um Colóquio intitulado "Oil & Gas – Oportunidade ou Miragem”, um encontro para debater as possibilidades de negócio que existem no mercado do Oil & Gas em Portugal, e que decorrerá no próximo dia 5 de dezembro, com início pelas 16h00, no auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.

A indústria portuguesa está a viver uma época muito difícil, com o mercado interno em crise, as dificuldades de financiamento e a redução de encomendas, existindo no entanto mercados onde esta crise não se faz sentir. O chamado mercado do Oil & Gas continua a movimentar recursos em todo o mundo, sendo que o envolvimento de empresas portuguesas tem sido pequeno, com apenas algumas a marcarem presença neste circuito. É um mercado extremamente exigente, onde a produção em massa não é o segredo do mercado, mas antes uma capacidade de especialização e de resposta a projetos fora do comum para além de uma componente tecnológica muito desenvolvida.

Os países que lideram este negócio, lutam com falta de pessoal especializado, recorrendo a países como Portugal para recrutar os quadros necessários ou para abrir escritórios de projeto que suportam as suas Actividades especializadas. Mas será que não existe lugar para as empresas portuguesas, e não poderá Portugal ser mais que um fornecedor de recursos humanos?

Condições de participação e cancelamento

As inscrições são em número limitado e serão registadas por ordem de chegada, mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online, e estão abertas até 1 de dezembro de 2013. A realização do colóquio fica condicionada a um número mínimo de participantes, pelo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 2 de dezembro de 2013.