quimica_portal_184201162953f3585b81289.jpg

Colóquio "Reindustrialização: Desafios e Oportunidades para a Indústria Química e Biológica"

8 de abril de 2015

Ordem dos Engenheiros - Região Sul

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail:atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica vai promover um Colóquio subordinado ao tema "Reindustrialização: Desafios e Oportunidades para a Indústria Química e Biológica”, no próximo dia 8 de abril, a partir das 17h, no Auditório da Sede da Região Sul da OE, em Lisboa.

Nas duas últimas décadas observaram-se em Portugal duas tendências no tecido económico: por um lado a desativação de unidades obsoletas dos setores primário e industrial; por outro uma aposta no setor económico dos serviços. Como consequência deu-se uma redução sensível do peso relativo da produção de bens transacionáveis no PIB.

É hoje evidente como esta evolução veio comprometer a capacidade de Portugal para se integrar autonomamente no espaço económico europeu e global, e exige medidas de retoma da produção dos sectores primário e industrial que alavanquem a prosperidade nacional e assegurem a indispensável consolidação económico-financeira do país.

O setor Químico e Bioquímico tem história na indústria portuguesa, e é urgente retomá-la. Claro que o paradigma exigido hoje é muito diferente do que antes havia, quanto a qualidade, competitividade e inovação. O novo paradigma requer investidores, tecnologias e profissionais de alto nível. As escolas portuguesas formam profissionais de engenharia e há investigação portuguesas nesta área; há tecnologias disponíveis e investidores potenciais. Parece pois ser o momento justo para um encontro entre estudantes e profissionais de engenharia e a indústria para analisar os problemas, buscar respostas e propor caminhos de progresso e prosperidade no setor industrial Químico e Bioquímico.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E REEMBOLSO
As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 1 de abril de 2015 e só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento da respetiva taxa de inscrição. As inscrições não validadas através deste pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 20 de março de 2015..