obrabairroalto_19773798885964ce1db7fc4.jpg

Região Sul da Ordem dos Engenheiros

Av. António Augusto de Aguiar, 3 D

Email: atividades@sul.oep.pt
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil promove, no próximo dia 19 de julho, uma Conferência seguida de Visita Técnica à obra de ampliação e remodelação do Hotel do Bairro Alto.

A Conferência, que terá como orador o Prof. João Appleton, decorrerá no Auditório da Sede da Região Sul, pelas 15h00, seguida de uma Visita Técnica à referida obra.
Esta obra permitirá a reabilitação do quarteirão entre a Praça Luis de Camões, Rua  do Alecrim, Largo Barão e Quintela e Rua das Flores.

Esta intervenção destina-se a fazer a ampliação e  remodelação do Hotel Bairro Alto que nos últimos anos se transformou num  verdadeiro ícone do Chiado lisboeta e que passará, no final destas obras, a ocupar a totalidade de um quarteirão setecentista  característico desta zona da cidade.

A intervenção tem duas fases distintas, a primeira das quais  está em curso, e que se refere à reabilitação muito profunda de três edifícios que, com o do atual Hotel, formam o quarteirão, um com frente para a Rua do Alecrim, outro, de grande dimensão, com três frentes, para esta rua, para o Largo Barão de Quintela e para a Rua das Flores e um terceiro, num lote estreito com fachada voltada para esta rua.

Realça-se, nesta obra, a difícil operação no reforço de fundações e escavações para escavação de caves, obrigando a delicadas tarefas de recalçamento de fundações de paredes, designadamente da empena sul do edifício do Hotel Bairro Alto; o trabalho de demolição, faseado e acompanhado da projeção de lâminas de microbetão nas paredes remanescentes, permitiram a adoção de soluções muito simples de contenção de fachadas, minimizando os atravancamentos e a ocupação da via pública que, naquela zona, constitui um verdadeiro quebra-cabeças.

Em termos estruturais, além da preservação da generalidade das paredes exteriores, reforçadas e reconstituídas na sua feição original onde tinham sido alteradas, foram mantidas paredes meeiras e diversas abóbadas, sendo a estrutura nova constituída por uma combinação que se procurou equilibrada de estruturas de betão armado, metálicas, mistas aço-betão e de madeira, permitindo, em fase de construção, uma leitura simultaneamente contemporânea e tradicional de uma estrutura adaptada ao conjunto edificado inserido nesta zona específica da cidade.

Condições de participação e cancelamento

As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online. Abertas até 17 de julho de 2017, as inscrições só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento. Todos os inscritos, deverão trazer colete refeltor, capacete e calçado adequado.  As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 17 de julho de 2017, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no ato de inscrição. A realização da sessão fica condicionada a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 17  de juho de 2017.