c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
physical_550634440516ffdb68e4a9.jpg

Conferência: Gestão de Ativos Físicos (Physical Asset Management)

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

7 de maio de 2013 | 17:00

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios

Av. António Augusto de Aguiar, 3D,
1069-030 Lisboa
T 213 132 662
F 213 132 672

Email: colegios@oep.pt

Patrocinadores

Num clima económico cada vez mais complexo, as organizações têm necessidade absoluta de melhorar o seu desempenho, através do aumento dos seus rácios de ROI (Return on Investments), o que só é possível melhorando o seu índice de ROA (Return on Assets), uma vez que os seus ativos físicos representam, normalmente, a componente mais importante dos investimentos realizados.

A gestão efetiva das instalações e equipamentos implica uma visão que engloba tanto os aspetos económico-financeiros como, de uma forma determinante, a gestão técnica das operações dos ativos físicos, com longos prazos de vida, que poderão atingir vinte, trinta ou mais anos, o que torna necessário integrar a gestão das operações na gestão global das organizações.

A possibilidade de otimizar a gestão dos ativos físicos, habitualmente designada por Asset Management, leva a que os investidores e os consumidores possam ter uma maior confiança nos serviços prestados pelas organizações, permitindo assim a sua sustentabilidade económica e social. Tal é igualmente relevante nos sistemas públicos, pelos custos que representam para a sociedade, o que, em período de crise, assume ainda maior importância.

Nesta conferência serão apresentados os princípios das políticas de Physical (Engineering) Asset Management e as principais metodologias de aplicação. Também será dada relevância à normalização existente, nomeadamente a BS PAS 55:2008 e as ISO 55000, em fase muito avançada de redação.

A inscrição é gratuita mas obrigatória.

Kari Komonen
O Dr. Kari Komonen é presidente do Asset Management Committee da EFNMS* desde 2008, é membro do Board of Directors da Sociedade Finlandesa de Manutenção e o representante da Finlândia na Assembleia-geral da EFNMS há vários anos. Trabalha também como Professor Auxiliar da Universidade de Vaasa. O Dr. Kari Komonen trabalhou no VTT (Centro de Investigação Tecnológica da Finlândia) como Investigador Chefe entre 2001-2010. As suas atividades de investigação incluem a gestão de ativos físicos e a gestão da manutenção. Antes de 2001, teve uma longa experiência como consultor de gestão. Na fase inicial da sua carreira profissional, trabalhou em empresas como a NOKIA e a KONE durante 12 anos. Foi também presidente de várias comissões internacionais e nacionais de normalização. Doutorou-se na Helsinki University of Technology, em 1998, em economia de produção e obteve o seu mestrado em 1970 em Economia na Universidade de Helsínquia.
*EFNMS – European Federation of National Maintenance Societies