imagem_portal_43112668859676f8a1fa21.jpg

Conferência - "Renováveis em mercado: Realidade ou utopia?"

Auditório da OE, Lisboa

26 setembro de 2017

Auditório da OE, Lisboa

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Serviços de Formação Comunicação e Cultura
Av. António Augusto de Aguiar, 3 D
1069-030 Lisboa
Tel.: 213 132 666
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica promove, no próximo dia 26 de setembro, pelas 17h30, uma Conferência no auditório da Sede da Ordem, subordinada ao tema "Renováveis em mercado: realidade ou utopia?".

Presentemente os investimentos em produção de eletricidade com base em fontes de energia renovável, são feitos sem o apoio de políticas de desenvolvimento. Os habituais contratos de longo prazo com garantia de aquisição de energia a preços acima de mercado, que impulsionaram o parque renovável existente, deixaram de existir.

No entanto, o programa do atual Governo tem como um dos objetivos fomentar a produção descentralizada de energia renovável, sem necessidade de subsidiação, seja para autoconsumo, seja para venda à rede a preços de mercado. Para tal, as tecnologias deverão estar suficientemente amadurecidas para serem economicamente viáveis neste novo regime e o risco de negócio deverá ser apelativo aos investidores.

Importa então analisar como os promotores de produção renovável estão a reagir: que tecnologias são mais propícias neste contexto e que modelos de negócio estão a surgir perante este novo paradigma. Importa perceber também a atratividade do investimento face ao risco e, por outro lado, de que forma o mercado poderia evoluir para potenciar esse investimento.

Simultaneamente, estamos ainda a assistir à passagem para mercado das primeiras centrais de produção renovável remuneradas pelas "feed-in-tarif”, uma vez que estão a atingir o limite de anos do seu contrato.

São estas as temáticas abordadas nesta Conferência, tendo sido, para o efeito, convidados vários players desta dinâmica.

Condições de participação
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.