foto_portal_8404143595ab8e9dc814fd.jpg

Serviços de Formação Comunicação e Cultura
Av. António Augusto de Aguiar, 3 D
ESTE EVENTO SERÁ TRANSMITIDO EM DIRETO ATRAVÉS DO PORTAL DA OE

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, em colaboração com o Gabinete Nacional de Segurança e o Centro Nacional de Cibersegurança, promove, no próximo dia 17 de abril, entre as 17h30 e as 19:30h, no Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, uma Conferência subordinada ao tema "Os Desafios do Ciberespaço e da Transformação Digital".

A crescente digitalização da sociedade origina inúmeras e novas oportunidades, mas também muitos desafios. As organizações têm que ser repensadas e que se preparar para os novos paradigmas do mundo digital, quer do ponto de vista de novos modelos para o seu funcionamento global, quer para os desafios da sua segurança no ciberespaço.

A segurança digital tem diversas dimensões que extravasam os aspetos meramente técnicos, estendendo-se por novos modelos organizacionais e com incidência sobre aspetos económicos, legais e de gestão dos recursos humanos.

Por outro lado, há novos tipos de crimes, os cibercrimes, que podem causar enormes danos financeiros e reputacionais. No caso das empresas que gerem serviços essenciais, como os previstos na Lei de Cibersegurança - que é o resultado da transposição da Diretiva SRI, é crucial ter atenção às necessidades dos níveis de exigência e de preparação para a continuidade de negócio dos serviços disponibilizados, sob pena de sanções. O Centro Nacional de Cibersegurança é a entidade responsável pela definição da política nacional de cibersegurança e pela implementação da Diretiva SRI (NIS-Network and Information Security) em Portugal.

Os desafios que a "Internet das Coisas” e a certificação de sistemas e aplicações suscitam e a necessidade de as organizações se prepararem para ciber-incidentes, requerem um planeamento exigente para a segurança destes novos componentes do ciberespaço.

Para abordar estes aspetos, foram convidados oradores de referência nas áreas da cibersegurança e da segurança da informação classificada, Contra-Almirante António Gameiro Marques e Eng. Pedro Veiga, respetivamente Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança e Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança.

Inscrições através do Balcão Único / SIGOE