engenharia_de_minas_site_179865212753285f3c6425b.jpg

Conferência " Tecnologias Inovadoras de Desmonte e Escavação de Rocha"

3ª Conferência do Ciclo de Conferências " Recursos Minerais de Portugal".

Auditório da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

10 de abril de 2014

Auditório da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

Tel.:213 132 666
E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

NOTA IMPORTANTE!

Transmissão em direto exclusiva para Membros da Ordem dos Engenheiros.

Para aceder, por favor, efetue o seu login.

Obrigada!

Transmissão em direto a partir das 18h00.

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas vai promover, no próximo dia 10 de abril, uma Conferência subordinada ao tema "Tecnologias Inovadoras de Desmonte e Escavação de Rocha", integrada no Ciclo de Conferências "Recursos Minerais de Portugal”.

Nesta terceira conferência daquele ciclo, abordar-se-ão soluções inovadoras no domínio do desmonte e escavação de rocha.

Primeiramente, o Eng. Pedro Bernardo, da Orica Mining Services, fará uma apresentação que clarificará as diferenças existentes entre os diversos sistemas de iniciação disponíveis, a nível do accionamento e das diversas vertentes de segurança associadas à utilização destes sistemas (ocupacional, pública e ambiental) e dará exemplos recentes e nacionais do domínio de aplicação dos detonadores electrónicos em contextos: mineiros, destacando as pedreiras e as minas subterrâneas, civis (designadamente as obras geotécnicas de grande sensibilidade ambiental) e outras (afundamento de navios e demolição de edifícios).

Seguidamente, o Eng. Hélder Valente, da Cimertex, apresentará uma nova geração de escavadoras hidráulicas que se concentra tanto nas preocupações ambientais como no desempenho operacional. A energia libertada na travagem da rotação é reaproveitada pelos componentes híbridos desenvolvidos e fabricados pela Komatsu. O sistema híbrido motor/gerador capta e regenera energia obtida na travagem da rotação e converte-a em energia eléctrica. A energia é armazenada no ultra-condensador e utilizada pelo sistema motor/gerador para auxiliar o motor quando este precisa de acelerar. Assim, o sistema híbrido reduz significativamente o consumo de combustível e a emissão de carbono.

Posteriormente, José Monteiro, da Maquesonda, apresentará Peter Johansson, da Wassara - Suécia, para dissertar sobre a Tecnologia de Furacão propulsionada por água. Constatar-se-á como o tradicional martelo fundo de furo pneumático é substituído com vantagem pelo martelo a água em trabalhos de furação na reabilitação de barragens, na produção mineira e, mais recentemente, na aplicação de Jet-Grouting.

Finalmente, o Eng. João Gouveia, da Maquinter, apresentará tecnologia que permite a execução de "Slot Holes" de pequeno diâmetro de forma rápida e precisa desenvolvida pela Herrenknecht. Este equipamento foi dimensionado para ser utilizado em formações rochosas estáveis, permitindo a execução de furos com diâmetros até 1,50 metros e comprimento máximo de furação até 60 metros, tendo sido desenvolvido com o objetivo de oferecer grande mobilidade, garantir um alto rendimento para o utilizador com a máxima segurança e ocupar o mínimo espaço possível na frente de trabalho.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E REEMBOLSO

As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 8 de abril de 2014 e só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento da respetiva taxa de inscrição. As inscrições não validadas através deste pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 27 de março de 2014.