c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
foto_auditorio_1_173185307159f1f770e75ff.jpg

Conferência "Um Conceito de Inteligência para a Cidade"

Auditório da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

14 de novembro de 2017

Auditório da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

Serviços de Formação Comunicação e Cultura
Av. António Augusto de Aguiar, 3 D
1069-030 Lisboa

Tel.: 213 132 666

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica promove, no próximo dia 14 de novembro, pelas 17h30, na sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, uma Conferência subordinada ao tema "Um conceito de inteligência para a cidade”.

No contexto atual de permanentes mudanças económicas, sociais e ambientais, resultantes da globalização e desenvolvimento tecnológico, as áreas urbanas em geral e as cidades em particular, têm o desafio de combinar a operacionalidade e a competitividade com o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, é de extrema importância a melhoria contínua de diferentes fatores associados à Qualidade de Vida Urbana, como por exemplo, a Mobilidade, a Saúde e Bem-estar, o Ambiente, o Edificado e demais Ambiente Construído, a Economia, o Turismo, a Cultura ou a Segurança.

Não existindo uma descrição única e definitiva para o conceito de cidade inteligente, pode dizer-se que é um conceito dinâmico descrevendo um sistema, processo ou conjunto de atividades através das quais a cidade se torna mais ativa, com melhor qualidade de vida, mais eficiente, mais flexível, mais resiliente e segura, respondendo melhor às necessidades dos cidadãos e mais rapidamente às mudanças e aos desafios que lhe são colocados.

Uma cidade inteligente pode representar também na sua essência um modelo cooperativo de partilha de informação entre os seus diferentes agentes, nomeadamente pessoas e entidades, eventualmente com responsabilidade na gestão e organização da Cidade, com vista à melhoria contínua do funcionamento diário e da utilização eficiente dos recursos.

Neste âmbito, a utilização de novas tecnologias ou modelos de sensorização, o processamento e análise de dados e mesmo a inclusão de mecanismos que garantam a sua credibilidade e a sua proteção têm não só papel relevante como crítico, permitindo a construção de soluções em que a inteligência” na análise da informação constitui o fator diferenciador.

Propõe-se como ponto de partida a abordar nesta Conferência estas temáticas, tendo sido para o efeito convidados vários players desta dinâmica.

Condições de participação

As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online. Abertas até 13 de novembro de 2017.
Inscrições gratuitas, mas obrigatórias.