eficiencia_energetica_ambiente_energia_10046740635266a44db107e.jpg

Conversas ao Final do Mês da Delegação Distrital de Aveiro: “Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia”

31 de Outubro

Rua D. Jorge Lencastre, nº 8
3800 – 141 AVEIRO
E-mail: aveiro@centro.ordemdosengenheiros.pt

Vai realizar-se no próximo dia 31 de Outubro, pelas 19h00,  nas instalações da Delegação Distrital de Aveiro, mais uma sessão das "Conversas do Final do Mês”.

Tema: SGCIE - SISTEMA DE GESTÃO DOS CONSUMOS INTENSIVOS DE ENERGIA

Orador: Eng. João Paulo Calau, Diretor Executivo da Estrutura de Gestão do Plano Nacional de Acão para a Eficiência Energética (PNAEE 2016)

Resumo: As empresas e operadores de instalações consumidoras intensivas de energia (CIE), com consumos anuais iguais ou superiores a 500 toneladas equivalentes de petróleo (500/tep/ano), têm de efetuar o registo online em http://www.adene.pt/SGCIE de acordo com o quadro legal.

Esta obrigatoriedade resulta do Decreto-Lei n.º71/2008, publicado a 15 de Abril, que regula o Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE), uma das medidas previstas no PNAEE – Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética.

O SGCIE vigora desde 15 de Junho de 2008 para todos os sectores de atividade e tem como objetivo promover a eficiência energética no parque empresarial português através da utilização de fontes de energia renováveis e de recursos endógenos.

Para tal, o SGCIE define um conjunto de medidas regulamentares, a ser implementado nas instalações CIE. São, assim, obrigatórias a realização de auditorias energéticas periódicas e a elaboração de Planos de Racionalização dos Consumos de Energia (PREn) e dos respetivos Relatórios de Execução e Progresso (REP).

A palestra incidirá em 3 vertentes:

• A aplicabilidade do SGCIE atual,
  • As perspetivas de evolução da legislação neste domínio e
  • O ponto de situação dos atuais registos existentes no Portal do SGCIE.

ENTRADA LIVRE!