p2140035_19551014454c7645da2229.jpg

Conversas do Final do Mês da Delegação Distrital de Aveiro: “O projeto rialidades – Ria de Aveiro”

30 de Janeiro de 2015

Rua D. Jorge Lencastre, nº 8
3800 – 141 Aveiro
E-mail: aveiro@centro.ordemdosengenheiros.pt
A Delegação Distrital de Aveiro vai realizar nas suas instalações, no próximo dia 30 de janeiro, pelas 18h45, mais uma sessão no âmbito das Conversas do Final do Mês, desta feita sobre: "O projeto rialidades – Ria de Aveiro”.

Em simultâneo, decorrerá a  inauguração de Exposição de Fotografia  "O projeto rialidades – Ria de Aveiro ”.

Orador e Autor Fotográfico: Rui Bela, realizador, empresário e responsável do projeto rialidades – Ria de Aveiro.

A entrada é livre, mas carece de inscrição prévia para o e-mail: aveiro@centro.ordemdosengenheiros.pt

"Já não vemos os Moliceiros a apanhar Moliço nem os Saleiros a transportar o Sal das montanhas brancas... Os marnotos estão velhos e cansados... Contam-se pelos dedos de uma mão os resistentes aos tempos de mudança!
Os protagonistas da Ria estão no fim, bem como as suas atividades ancestrais, mas as suas memórias ainda são tão intensas quanto a laguna, noutros tempos profunda e pródiga!
O projeto ”rialidades", pretende colmatar uma lacuna regional, ao nível de conteúdos audiovisuais sobre a Ria de Aveiro. A dinâmica económico-social e cultural deste Haff-Delta, representa um património único em Portugal, pelo que esta obra, no contexto em que se desenvolve, é uma importante e inegável ferramenta de promoção turística e cultural.
O "rialidades", recuperou as memórias, captou momentos, registou e continua a documentar mais de um século de um precioso arquivo sobre a vida na laguna. Momentos únicos, muitos dos quais já extintos, fainas diárias que deram côr ao espelho lagunar.
É objetivo maior deste projeto, concentrar e promover toda a informação disponível sobre a laguna, nos mais diversificados suportes media.
É objetivo maior, preservar as memórias e a realidade atual da Ria de Aveiro.”