dummy_pic_5851624384e410be7d0d98.png

Curso de Formação em "Dimensionamento de Instalações Solares Térmicas (Redes Prediais de Água) e Dimensionamento de Circuitos de Retorno em Sistemas de AQS"

Auditório da Secretaria Regional do Equipamento Social - Rua Dr. Pestana Júnior, nº 6, Funchal

Funchal - 14, 15 e 16 de Julho de 2011

Secção Regional da Madeira da Ordem dos Engenheiros

Rua da Alegria, nº 23, 2º Dtº, Funchal

Telefone: 291742502

Telemóvel: 962128231

E-mail: oengmadeira@gmail.com

A Secção Regional da Madeira da Ordem dos Engenheiros conjuntamente com a ANQIP - Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais, está a promover este Curso de Formação cujos público-alvos são engenheiros e engenheiros-técnicos.

Objectivos do Curso:

Dotar os participantes de conhecimentos teóricos e práticos relativos à concepção e dimensionamento de instalações solares térmicas e de redes prediais dotadas destes sistemas.

Actualizar conhecimentos teóricos e práticos relativos ao dimensionamento de sistemas de circulação e retorno em redes prediais de água quente sanitária (AQS).

Fundamentação:

A publicação do decreto-lei nº 80/2006 obriga à instalação de sistemas de painéis solares térmicos em toda a nova construção ou remodelações cujo custo seja superior a 25% do valor do edifício.

As recentes medidas de combate à ineficiência energética, que englobam, em determinadas circunstâncias, a obrigatoriedade da instalação de painéis térmicos solares, contribuíram para a generalização dos sistemas de circulação e retorno de AQS.

Não existindo muita bibliografia neste domínio em Portugal, entende-se que é importante desenvolver acções de formação neste âmbito, tanto mais que, para além do método teórico de base, existem diversos métodos simplificados que podem ser considerados em muitas situações correntes.

É este o objectivo do presente curso, que envolve sessões de índole teórica e aplicações a caso práticos.

Coordenador:

Prof. Doutor Armando B. Silva Afonso (Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro).

Inscrições:

A data limite de inscrição é no dia 30 de Junho e este curso de formação só se realizará se houverem um mínimo de 20 inscrições.