instituto_superior_tecnico_8869_s_2633251085475e7077bad7.jpg

Curso de Gestão da Cadeia de Abastecimento - 2ª edição

5 a 28 de janeiro de 2015

A Região Sul da Ordem dos Engenheiros e o Instituto Superior Técnico (IST) - através do seu Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) -, estabeleceram um Protocolo de Cooperação que visa o desenvolvimento de iniciativas e atividades de interesse mútuo na área da formação especializada para Membros da Ordem dos Engenheiros (OE), do qual resultaram já diversos cursos durante o ano de 2012, 2013 e 2014.

Neste âmbito, terá início, em janeiro de 2015, a segunda edição do Curso de Gestão da Cadeia de Abastecimento, lecionado pelas Prof. Ana Póvoa e Susana Relvas, exclusivo para Membros da OE:

CURSO DE GESTÃO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO

DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO:
De 5 a 28 de janeiro de 2015
Segundas e Quartas-Feiras, das 19h00 às 22h00 | IST Alameda

OBJETIVOS:

- Compreender em que consiste a gestão da cadeia de abastecimento (supply chain management) de uma forma integrada;
- Caracterizar as diversas funções dentro da cadeia de abastecimento, desde o nível estratégico, passando pelo tático finalizando no nível operacional;
- Explorar métodos e técnicas de gestão cadeia de abastecimento, procurando fornecer a capacidade de análise, crítica e resolução de problemas na área;
- Estabelecer a ligação entre os conceitos teóricos e casos reais – promovendo a discussão de casos de estudo e a utilização de ferramentas adequadas para simulação do comportamento das cadeias de abastecimento.

PROGRAMA:

- Gestão estratégica da cadeia de abastecimento.
- O valor da informação: a integração da Cadeia de abastecimento. Sistemas pull, push e push-pull.
- Gestão de contratos e gestão de stocks.
- As alianças estratégicas na cadeia de abastecimento: 3PLs, parcerias fornecedores-retalhistas, integração da distribuição.
- Estratégias de "procurement” e de "outsourcing”.
- Internacionalização na gestão da cadeia de abastecimento: a cadeia global e a gestão de risco.

FORMADORES:
Ana Póvoa - Professora Catedrática em Engenharia e Gestão – Operações e Logística do Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico (IST). Doutorada em Engenharia pelo Imperial College of Science Technology and Medicine. Atualmente é coordenadora da Licenciatura e do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do IST. Desenvolve investigação na área da Gestão de Operações e da Cadeia de Abastecimento onde dá particular relevo ao desenvolvimento de projetos com participação de empresas e parcerias com outras Universidades Nacionais e Internacionais. Detém inúmeras publicações em revistas científicas internacionais da área e vasta experiência de formação na área. Apresenta um vasto leque de colaborações internacionais.

Susana Relvas -
Professora do Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico (IST). Doutorada em Engenharia e Gestão Industrial pelo IST. É coordenadora adjunta da Licenciatura e Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do IST desde Janeiro de 2011. Desenvolve investigação em várias vertentes da Gestão de Operações e da Cadeia de Abastecimento, nomeadamente aplicadas ao petróleo, biocombustíveis, entre outros, e através de parcerias com diversas empresas e universidades nacionais e internacionais. É autora de várias publicações internacionais. Detém experiência de lecionação em Operações e Logística, inserida em várias ofertas de formação superior.

DESTINATÁRIOS

Membros Efetivos e Estagiários da Ordem dos Engenheiros, independentemente da Região ou Secção Regional em que estejam inscritos, com interesse ou carências em Gestão e Economia, não se particularizando qualquer das Especialidades.

CANDIDATURAS
Para que a sua candidatura seja considerada, deverá fazer a sua inscrição online e o pagamento da taxa de inscrição. Posteriormente, deverá enviar o seu currículo com uma fotografia (inserida no currículo ou não) para o email: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

VALOR DE INSCRIÇÃO E PAGAMENTOS
Valor de inscrição no curso para Membros Efetivos e Estagiários da OE: 700€ (inclui já a taxa paga no acto de inscrição online)
Possibilidade de Pagamento faseado alargado para inscrições no curso:
- Todos os Membros que procederem à sua inscrição online, deverão pagar uma taxa de inscrição de 200€ pelo curso, no ato da mesma;
- O restante valor poderá ser pago na totalidade ou em 2 prestações de 250€ cada, sem qualquer encargo adicional para os Membros. Se pretender optar pelo pagamento em prestações, por favor contacte os Serviços de Formação, Comunicação e Cultura da Região Sul.

O aproveitamento no curso dá direito a um certificado.

Condições de participação e cancelamento
As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respectivo formulário de inscrição online. Abertas até 30 de dezembro de 2014, as inscrições só serão consideradas válidas após efectuado o pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 29 de dezembro de 2014, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no acto de inscrição. A realização da formação fica condicionado a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 2 de janeiro de 2015.