instituto_superior_tecnico_8869_s_1529086740551965ed8c7e4.jpg

Curso de Gestão de Operações - 1ª Edição

4 a 27 de maio de 2015

A Região Sul da Ordem dos Engenheiros e o Instituto Superior Técnico (IST) - através do seu Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) -, estabeleceram um Protocolo de Cooperação que visa o desenvolvimento de iniciativas e atividades de interesse mútuo na área da formação especializada para membros da Ordem dos Engenheiros (OE), do qual resultaram já diversos cursos durante o ano de 2012, 2013 e 2014.

Neste âmbito, terá início, em abril de 2015, a primeira edição do Curso de Gestão de Operações, lecionado pela Prof. Ana Barbosa Póvoa e pela Prof. Ana Carvalho, exclusivo para membros da OE:

CURSO DE GESTÃO DE OPERAÇÕES

DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO:
De 4 a 27 de maio de 2015
Segundas e Quartas-Feiras, das 19h00 às 22h00 | IST Alameda, Pavilhão de Civil

OBJETIVOS:
Fornecer conhecimento sobre os fundamentos gerais da função Gestão de Operações (GO). Neste curso serão estudados os métodos e técnicas mais usadas pelas organizações no âmbito da Gestão das Operações, procurando fornecer o conhecimento que permita aumentar a capacidade de análise, crítica e resolução de problemas na tomada de decisão em Gestão de Operações.

PROGRAMA:

- A Gestão das Operações nas Organizações
- A Estratégia e Desempenho da Gestão de Operações
- O Processo de Planeamento e os sistemas ERPs
- Gestão de Materiais: materiais de procura dependente (MRP) e materiais de procura independente (métodos de ponto de encomenda)
- A melhoria nas Operações: Just in Time e produção Lean
- A Produção Sincronizada e a Teoria das Restrições

A apresentação de todos os pontos do programa será acompanhada pela discussão de casos reais de aplicação, designadamente na avaliação de projetos, propostas e recursos humanos.

FORMADORES:
Ana Paula Barbosa-Póvoa- Professora Catedrática em Engenharia e Gestão – Operações e Logística do Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico (IST). Doutorada em Engenharia pelo Imperial College of Science Technology and Medicine. Atualmente é coordenadora da Licenciatura e do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do IST. Desenvolve investigação na área da Gestão de Operações e da Cadeia de Abastecimento onde dá particular relevo ao desenvolvimento de projetos com participação de empresas e parcerias com outras Universidades Nacionais e Internacionais. Detém inúmeras publicações em revistas científicas internacionais da área e vasta experiência de formação na área. Apresenta um vasto leque de colaborações internacionais.

Ana Carvalho- Professora Auxiliar Convidada em Engenharia e Gestão- Operações e Logística do Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico (IST). Doutorada em Engenharia pelo Instituto Superior Técnico, tendo o seu doutoramento sido desenvolvido em colaboração com a Universidade Técnica da Dinamarca (DTU). As suas principais actividades de investigação têm sido desenvolvidas no domínio das das operações e cadeias de abastecimento sustentáveis. No decorrer do seu trabalho de investigação, esteve envolvida em inúmeros projectos com empresas internacionais, tais como Mitsubishi Chemicals no Japão, Institute of Chemical and Engineering Sciences em Singapura, Codelco Norte no Chile e Rayong Olefins na Tailândia. É autora de vários artigos científicos em revistas científicas internacionais e tem sido distinguida com vários prémios nacionais e internacionais.

DESTINATÁRIOS

Membros Efetivos e Estagiários da Ordem dos Engenheiros, independentemente da Região ou Secção Regional em que estejam inscritos, com interesse ou carências em Gestão e Economia, não se particularizando qualquer das Especialidades.

CANDIDATURAS
Para que a sua candidatura seja considerada, deverá fazer a sua inscrição online e o pagamento da taxa de inscrição. Posteriormente, deverá enviar o seu currículo com uma fotografia (inserida no currículo ou não) para o email: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

VALOR DE INSCRIÇÃO E PAGAMENTOS
Valor de inscrição no curso para membros Efetivos e Estagiários da OE: 700€ (inclui já a taxa paga no acto de inscrição online)
Possibilidade de Pagamento faseado alargado para inscrições no curso:
- Todos os membros que procederem à sua inscrição online, deverão pagar uma taxa de inscrição de 200€ pelo curso, no ato da mesma;
- O restante valor poderá ser pago na totalidade ou em 2 prestações de 250€ cada, sem qualquer encargo adicional para os membros. Se pretender optar pelo pagamento em prestações, por favor contacte os Serviços de Formação, Comunicação e Cultura da Região Sul.

O aproveitamento no curso dá direito a um certificado.

Condições de participação e cancelamento
As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online. Abertas até 30 de abril de 2015, as inscrições só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 30 de abril de 2015, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no ato de inscrição. A realização da formação fica condicionado a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 30 de abril de 2015.