instituto_superior_tecnico_8869_copia_191371649654a6b6e38e1d6.jpg

Curso de Mercados e Concorrência

Parceria com IST/DEG

5 de fevereiro a 26 de março de 2015

A Região Sul da Ordem dos Engenheiros e o Instituto Superior Técnico (IST) - através do seu Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) -, estabeleceram um Protocolo de Cooperação que visa o desenvolvimento de iniciativas e atividades de interesse mútuo na área da formação especializada para Membros da Ordem dos Engenheiros (OE), do qual resultaram já diversos cursos durante o ano de 2012, 2013 e 2014.

Neste âmbito, terá início, em fevereiro de 2015, a primeira edição do Curso Mercados e Concorrência, lecionado pela Prof. Doutora Margarida Catalão Lopes, exclusivo para Membros da OE:

CURSO MERCADOS E CONCORRÊNCIA

DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO:
De 5 de fevereiro a 26 de março de 2015
Quintas-Feiras, das 19h00 às 22h00 | IST Alameda

OBJETIVOS:

O curso foca os aspetos principais da concorrência empresarial e da análise de mercados.
Pretende-se que ao longo do curso os participantes adquiram competências que lhes permitam compreender os fenómenos económicos e o seu impacto nos mercados.
As sessões são teórico-práticas.
Os conteúdos programáticos incluem a interpretação de indicadores económicos, a análise dos impactos das políticas económicas e a análise de estratégias de concorrência e de conquista de poder de mercado em mercados específicos.

PROGRAMA:

1. Conceitos introdutórios
2. Medição da actividade económica
3. Políticas económicas, desemprego e inflação
4. Mercados e estruturas
5. Mercados imperfeitos e Teoria de Jogos
6. Carteis e conluio
7. Definição de mercado e poder de mercado
8. Entrada e saída: barreiras artificiais à entrada; predação; fusões
9. Estratégias de pricing
10. Diferenciação do produto
11. Política de concorrência

FORMADORES:
Margarida Catalão Lopes - Agregada pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, Doutora, Mestre e Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. É Professora no Instituto Superior Técnico, Departamento de Engenharia e Gestão, onde tem leccionado disciplinas de Gestão, Microeconomia, Macroeconomia, Engenharia Económica, Organização Industrial, Regulação, Crescimento Económico, entre outras. É investigadora no Centro de Estudos de Gestão do IST. Anteriormente foi economista sénior e coordenadora no Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal. Possui diversas publicações científicas nacionais e internacionais. A sua principal área de investigação é a Economia Industrial.

DESTINATÁRIOS
Membros Efetivos e Estagiários da Ordem dos Engenheiros, independentemente da Região ou Secção Regional em que estejam inscritos, com interesse ou carências em Gestão e Economia, não se particularizando qualquer das Especialidades.

CANDIDATURAS
Para que a sua candidatura seja considerada, deverá fazer a sua inscrição online e o pagamento da taxa de inscrição. Posteriormente, deverá enviar o seu currículo com uma fotografia (inserida no currículo ou não) para o email: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

VALOR DE INSCRIÇÃO E PAGAMENTOS
Valor de inscrição no curso para Membros Efetivos e Estagiários da OE: 700€ (inclui já a taxa paga no acto de inscrição online)
Possibilidade de Pagamento faseado alargado para inscrições no curso:
- Todos os Membros que procederem à sua inscrição online, deverão pagar uma taxa de inscrição de 200€ pelo curso, no ato da mesma;
- O restante valor poderá ser pago na totalidade ou em 2 prestações de 250€ cada, sem qualquer encargo adicional para os Membros. Se pretender optar pelo pagamento em prestações, por favor contacte os Serviços de Formação, Comunicação e Cultura da Região Sul.

O aproveitamento no curso dá direito a um certificado.

Condições de participação e cancelamento
As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online. Abertas até 3 de fevereiro de 2015, as inscrições só serão consideradas válidas após efetuadoo o pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 2 de fevereiro de 2015, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no ato de inscrição. A realização da formação fica condicionado a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 3 de fevereiro de 2015.