cuftejo_18688731259410d29155fc.jpg

Gabinete de Assuntos Profissionais
T: 213 132 662 |3|4
E-mail: gap@oep.pt
A José de Mello Saúde (JMS) pretende construir a sua nova unidade de saúde em Alcântara, denominada Hospital CUF Tejo, caracterizada por um edifício com cerca de 75.000 m2 de área bruta de construção com seis pisos acima do solo e quatro pisos enterrados, que compreenderão áreas destinadas a estacionamento nos pisos -4 a -2 e centros de especialidade e serviços nos restantes pisos.

Numa primeira fase a JMS lançou a concurso a escavação e contenção periférica para a construção dos quatro pisos enterrados e respetiva estrutura em betão armado até ao piso 0. Esta empreitada, que se desenvolve numa extensão de cerca de 200m de comprimento e 60m de largura, veio a ser adjudicada à Teixeira Duarte - Engenharia e Construções.

A Ordem dos Engenheiros, através da Especialização em Geotecnia, organiza, no dia 23 de junho, uma visita técnica a esta empreitada com o objetivo de dar a conhecer aos participantes as principais técnicas aplicadas na escavação e na execução da contenção periférica, nomeadamente Parede Moldada, incluindo recalçamento da mesma através da tecnologia de Berlim, bem como os métodos utilizados no travamento da referida contenção periférica, como por exemplo a técnica de escavação em top-down, associada ao sistema inovador de estrados de lajes suspensos em vigas treliçadas colocadas ao nível do piso 0, que permitem que a escavação do nível seguinte se inicie imediatamente à conclusão da betonagem, reduzindo desta forma o prazo de execução da obra.

A visita inicia-se pelas 15:00, tendo a duração prevista de cerca de 1 hora. O ponto de encontro será na entrada para o estaleiro, através da Av. da Índia.

Os participantes deverão ser portadores do seguinte equipamento de obra: coletes refletores, botas e capacete.

PARTICIPAÇÃO GRATUITA | INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA | NÚMERO LIMITADO DE PARTICIPANTES