crc_geografica_2015_07_10portal_991914082557e954bcb608.jpg

Estudos geográficos na Península Antártica: viagens ao continente gelado

Ciclo de Palestras "Aventuras Improváveis de Engenheiros Geógrafos & Hidrógrafos"

Auditório da Ordem dos Engenheiros

10 de julho

Auditório da Ordem dos Engenheiros

Região Sul da Ordem dos Engenheiros
Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros

No dia 10 de julho, a partir das 18 horas, irá realizar-se a próxima palestra do ciclo "Aventuras Improváveis de Engenheiros Geógrafos & Hidrógrafos”, organizado ao longo de 2015 pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica, que irá levar-nos por uma viagem ao continente gelado.

O orador convidado, o Eng.º Gonçalo Prates, docente da Universidade do Algarve e investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, participou em campanhas na Ilha Deception do Arquipélago das Shetland do Sul, apoiadas pelos Programas Polares Português e Espanhol. Os trabalhos desenvolvidos incidiram na deteção de alterações geomorfológicas na região, com dois propósitos principais: a vigilância da atividade vulcânica e a monitorização dos efeitos das alterações climáticas. Para tal foram utilizadas diversas competências da Engenharia Geográfica, como por exemplo, a monitorização geodésica por GNSS, o tratamento e análise de imagens aéreas e de satélite, e a observação do nível do mar.

Esta palestra, intitulada "Estudos Geográficos na Península Antártica: viagens ao continente gelado”, irá permitir ouvir o relato na primeira pessoa, das aventuras e desventuras de um Engenheiro Geógrafo português durante os seus trabalhos num dos locais mais remotos e misteriosos da Terra.

Inscrição gratuita, mas obrigatória.