fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
imagem_portal_119365636255803dc9577e3.jpg

Incêndios Florestais – Também uma Questão de Engenharia?

Delegação Distrital de Santarém

30 de junho de 2015 - 21h00

Local

Delegação Distrital de Santarém

Informações

Delegação Distrital de Santarém
Av. Madre Andaluz, 7 - R/C Dt.
2000-210 Santarém

Tel.: 243 321 500

A Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros vai promover, no próximo dia 30 de junho uma noite temática subordinada ao tema "Incêndios Florestais – Também Uma Questão de Engenharia?”.


A população portuguesa classifica os incêndios florestais como o principal problema ambiental e a principal ameaça à sustentabilidade da floresta em Portugal. Anualmente, os incêndios florestais destroem dezenas de milhares de hectares de floresta e de plantações florestais, agravando o risco do investimento na floresta e na sua gestão profissional.


Não obstante a situação dos incêndios florestais em Portugal apresentar uma linha de tendência favorável, o problema está longe de estar solucionado. Os cenários modelados pelas alterações climáticas apontam para o agravamento das condições meteorológicas de risco de incêndio, pelo que importa discutir o papel da engenharia na resolução deste grave problema ambiental, social e económico, nomeadamente, tendo presente alguns exemplos e soluções adotados noutros países.


Esta palestra terá como oradores o Eng.º Miguel Galante e o Eng.º José Abrantes. No final da sessão haverá lugar a um debate com a participação dos presentes.


O Eng.º Miguel Galante é licenciado em Engenharia Florestal e pós-graduado em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental. Detentor de um percurso profissional diversificado, foi colaborador nos Serviços Florestais na área da Defesa da Floresta Contra Incêndios, tendo exercido as funções de Elo Técnico da Comissão Distrital da Defesa da Floresta do Governo Civil de Lisboa. Exerceu funções no Gabinete do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural e integrou as equipas técnicas que procederam aos estudos de avaliação contínua do PRODER e do PRORURAL e de implementação da Estratégia Nacional para as Florestas.


O Eng.º José Abrantes é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e foi outorgado pela Ordem dos Engenheiros com o título de Especialista em Engenharia de Segurança. Atualmente, exerce a atividade de projetista, auditor, formador e consultor em segurança contra incêndios. Exerceu funções dirigentes em empresas privadas. Exerceu, ainda, funções de adjunto do Secretário de Estado da Administração Interna (2002/2003) e foi Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (1988/1989), do Serviço Nacional de Bombeiros (1992/1995) e da Escola Nacional de Bombeiros (1996/1997). É autor e coautor de diversos manuais técnicos na área da segurança e do combate a incêndios. No seu percurso profissional, foi alvo de condecorações diversas, com louvores e medalhas, que evidenciam o reconhecimento do seu mérito.



Inscrições gratuitas, mas obrigatórias.


Parceiros Institucionais