fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
ix_cncg_versao_final_01_7824959595ad769a3a4a24.jpg

IX CNCG – IX Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia

Informação Geospacial na Era 4.0 para um Planeta em mudança

Academia Militar - Aquartelamento da Amadora

25 e 26 de outubro

Adicionar ao meu Calendário

Local

Academia Militar - Aquartelamento da Amadora

Informações

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Assuntos Profissionais
Av. António Augusto de Aguiar, n.º 3D
1069-030 Lisboa
Tel.: 213 132 662 | 3 | 4
A IX Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia (IX CNCG) realiza-se nos próximos dias 25 e 26 de outubro de 2018. Dedicada ao tema "Informação Geoespacial na era 4.0 para um planeta em mudança", em consonância com as temáticas atualmente em foco na Ordem dos Engenheiros: o Congresso 2017 dedicado à Engenharia e Transformação Digital, e a declaração de 2018 como o Ano OE das Alterações Climáticas. 

Pela sua importância e contributo para uma evolução social sustentável, a informação geoespacial é atualmente objeto de uma particular atenção no âmbito da ONU, através da iniciativa UN-GGIM (United Nations-Global Geospatial Information Management) e da Resolução da sua Assembleia Geral sobre o Referencial Geodésico Global, pois é umas das ferramentas cruciais para a concretização dos 17 objetivos adotados pelas NU na Agenda 2030 para um desenvolvimento sustentável. 

A medição e representação da Terra são as finalidades primordiais das ciências que suportam as atividades relacionadas com a informação geoespacial, a geodesia e a cartografia. Assumem, por isso, um papel determinante na perceção e monitorização das alterações que ocorrem no nosso planeta, contribuindo para a compreensão das suas causas, naturais ou antropogénicas, e para o acompanhamento das alterações que têm lugar ao longo do tempo. São disto exemplo os fenómenos associados à geodinâmica, a evolução da linha de costa, as alterações orográficas, entre outros, que estão relacionadas, direta ou indiretamente, com o fenómeno das alterações climáticas.

Do ponto de vista tecnológico, e pela sua natureza, as atividades das várias disciplinas associadas à informação geoespacial têm estado desde a primeira hora integradas na era digital, pelo que constituem um contributo para os desenvolvimentos expectáveis na era da transformação digital para a nova economia 4.0.    

TEMAS
Geodesia 
Hidrografia e Oceanografia 
Topometria 
Cadastro predial 
Cartografia
Observação da Terra e Fotogrametria 
Informação Geoespacial: aplicações 
Ordenamento e gestão do território 
Indústria e serviços 
Educação e capacitação 
Normas técnicas
Projetos nacionais e internacionais

PALAVRAS-CHAVE
GNSS, sistemas de referência, posicionamento, navegação, gravimetria, cor oceânica, altimetria por satélite, batimetria, erosão costeira, nível do mar, monitorização, laser scanning, EOS, sensores, UAV, LiDAR, análise de risco, planeamento espacial, cidades inteligentes, BIM, ambiente, transportes e navegação, uso e ocupação do solo, energia, IG na Internet of Things, políticas de IG, infraestruturas de dados geoespaciais, Inspire, web SIG, cloud computing, produção de informação, aplicações mobile, aplicações em código aberto, LBS.

Informações adicionais sobre:
Submissão de comunicações »»»
Template das comunicações »»»

Dúvidas sobre a submissão de comunicações deverão ser colocadas através do endereço colegiogeografica@oep.pt

Parceiros Institucionais