jorgecalado_8334887375151b2634be8b.jpg

Jantar-debate com o Prof. Jorge Calado

"Haja Luz - Uma história de Química através de tudo"

Restaurante de sede da Região Sul da OE

23 de abril de 2013

Restaurante de sede da Região Sul da OE

Ordem dos Engenheiros - Região Sul

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

O Professor Jorge Calado será o orador convidado do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica para o jantar-debate que decorrerá no próximo dia 23 de abril, no Restaurante da Sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, com início pelas 19h30.

O orador convidado dar-nos-á o seu testemunho de vida e do livro "Haja Luz - Uma história da Química através de tudo".

Jorge Calado é uma figura ilustre da Química portuguesa, reconhecido pelo seus importantes contributos como cientista e como professor de Engenharia Química. Com carreiras paralelas nas ciências e nas artes, conquistou igualmente um papel de relevo como homem de cultura artística. Licenciou-se em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico (IST), e doutorou-se em Química pela Universidade de Oxford. Professor catedrático, aposentado, de Química-Física do Instituto Superior Técnico e co-fundador do Centro de Química Estrutural (IST), foi também professor catedrático-adjunto de Engenharia Química na Universidade de Cornell, Nova Iorque.

Publicou mais de 170 artigos em revistas científicas internacionais sobre termodinâmica de líquidos moleculares e energética das apatites, e gerou mais de 100 doutoramentos (diretos e secundários). Foi o primeiro químico a receber o Prémio Ferreira da Silva, o mais alto galardão da Sociedade Portuguesa de Química.

Em 2011, no Ano Internacional da Química e do centenário do IST, publicou o livro " Haja Luz, Uma história da Química através de tudo”, no qual ciências e artes se combinam para construir uma narrativa que conquistou o reconhecimento unânime.

Condições de participação e reembolso

As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 16 de abril de 2013 e só serão consideradas válidas após efetuado o respetivo pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 9 de abril de 2013. A realização do Jantar-Debate fica sujeita a um número mínimo de participantes, pelo que, se o número de inscrições recebidas até 9 de abril não for suficiente, os inscritos serão reembolsados do montante pago pela inscrição.