capa_recortadacomprimida_19631592085755529ae92a9.jpg

Lançamento do livro "A Mobilidade Automóvel em Portugal, 1920-1950"

Autoria de M. Luísa Sousa

Auditório da Ordem dos Engenheiros

5 de julho de 2016

Auditório da Ordem dos Engenheiros

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura
E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

O Conselho Diretivo da Região Sul promove, no próximo dia 5 de julho, pelas 18h00, no seu auditório, em Lisboa, o lançamento do livro "A Mobilidade Automóvel em Portugal, 1920-1950", da autoria de M. Luísa Sousa, editado pela Chiado Editora, tendo contado com o apoio da Infraestruturas de Portugal, na sua publicação, e do Automóvel Club de Portugal, na divulgação.

O livro aborda a institucionalização do sistema sociotécnico que permitiu a mobilidade automóvel de 1920 a 1950, em Portugal, um país originalmente não produtor de veículos automóveis e tecnologicamente periférico, através do estudo de dois dos seus aspetos, que são complementares: a regulação da circulação dos automóveis e a adaptação das estradas aos novos veículos motorizados. É um estudo da apropriação e da construção deste sistema através das ações de utilizadores, engenheiros, legisladores, clubes automóveis, serviços de viação, ou órgãos de administração rodoviária.

M. Luísa Sousa é historiadora da tecnologia e investigadora no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT). É licenciada em Engenharia Industrial, mestre em Sociologia Económica e doutora em História da Tecnologia pela Universidade Nova de Lisboa e pela Université Sorbonne Nouvelle. Trabalha sobre a história da mobilidade e da tecnologia desde 2002.

As inscrições neste evento são gratuitas mas obrigatórias.