novaimagem16_22646369852960e5e0044a.jpg

Lançamento do livro "A travessia do Guadiana em Mértola"

Auditório da Sede da Região Sul, Lisboa

12 de dezembro de 2013

Auditório da Sede da Região Sul, Lisboa

Ordem dos Engenheiros - Região Sul

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

Tel.:213 132 666

E-mail:atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

No próximo dia 12 de dezembro, pelas 18h00, o Auditório da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, irá acolher o lançamento do livro "A travessia do Guadiana em Mértola", editado pela Associação da Defesa do Património de Mértola e da autoria de Júlio Appleton, Joaquim Boiça e Rui Mateus.

Durante séculos realizada por barcas e por ponte/barca, a travessia do Guadiana em Mértola representava uma dificuldade que atrasou a concretização das ligações rodoviárias modernas. Esse obstáculo natural veio a ser apenas vencido, em 1961, com a construção da atual ponte, em virtude do empenhamento do então Ministro das Obras Públicas, Eng.º Arantes e Oliveira, e com projeto da autoria do Eng.º Edgar Cardoso, cujo centenário se comemora no presente ano.

A edição constitui um registo histórico desses processos de travessia, que se concluiu com a apresentação do projeto e historial de execução dessa obra de arte. Multidisciplinar na sua abordagem, não deixará de agradar, simultaneamente, aos que se debruçam sobre as questões da engenharia, em especial das pontes, e aos que nutrem pela História Nacional, aqui numa perspetiva local, um marcado interesse.

As inscrições neste evento são gratuitas mas obrigatórias.