lancamento_livro_3351922785abbca2f2536d.jpg

Lançamento do Livro "Electricity Markets with Increasing Levels of Renewable Generation: Structure, Operation, Agent-based Simulation, and Emerging Designs"

Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

10 de abril de 2018

Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Comunicação
Email: gabinete.comunicacao@oep.pt
O Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros promove, no próximo dia 10 de abril, pelas 18h30, na sua sede nacional, em Lisboa, o lançamento do livro "Electricity Markets with Increasing Levels of Renewable Generation: Structure, Operation, Agent-based Simulation, and Emerging Designs".

Com autoria e edição de Fernando Lopes e Hélder Coelho, e publicado pela Springer International Publishing, a obra aborda a comercialização de energia elétrica em mercados liberalizados com níveis crescentes de produção renovável, tendo sempre bem presente o tema da energia versus ambiente. A obra contribui ainda para uma reflexão sobre a produção nacional de eletricidade renovável e a correspondente remuneração dos produtores e, na perspetiva retalhista, sobre as estruturas tarifárias.

Sobre os Autores

Fernando Lopes é Doutorado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST) e Pós-doutorado pela Universidade de Liverpool. É investigador do LNEG e autor de vários artigos científicos, ao mesmo tempo que é editor da revista "International Journal of Artificial Intelligence”. Ao longo da sua vida profissional lecionou em várias universidades portuguesas e tem orientado diversos alunos de Mestrado e Doutoramento. É membro da Ordem dos Engenheiros.

Helder Coelho é Prof. Catedrático (Emérito) Jubilado da Universidade de Lisboa. É membro efetivo da Academia de Engenharia de Portugal, desde 1999. Foi membro do IFIP TC12 (Artificial Intelligence) e Chair do IFIP WG12.3 (Agents). É editor da revista "International Journal of Artificial Intelligence” e de "Progress in Artificial Intelligence”. É Coordenador do Conselho Consultivo do Colégio Doutoral Mente-Cérebro da Universidade de Lisboa.