floresta_fogo_121024687658e769e481c48.jpg

Noite Temática "Floresta e Fogos Florestais"

Sede da Delegação Distrital de Santarém

19 de abril de 2017 - Santarém

Sede da Delegação Distrital de Santarém

Delegação Distrital  de Santarém
Avenida Madre Andaluz nº 7 R/C Dto
2000-210Santarém
E-mail: santarem@sul.oep.pt

A Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros vai promover, no próximo dia 19 de abril, pelas 21h00, na sua Sede, uma sessão temática subordinada ao tema "Floresta e Fogos Florestais".

Num momento em que a revisão da política nacional para a floresta está na agenda política, estes serão os temas a abordar na próxima noite temática promovida pela Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, com os oradores Eng.º Miguel Freitas e o Comandante Distrital da ANPC de Santarém, Mário Silvestre. No final da sessão haverá lugar a um debate com a participação dos presentes.

A população portuguesa classifica os incêndios florestais como o principal problema ambiental e a principal ameaça à sustentabilidade da floresta em Portugal. Anualmente, os incêndios florestais destroem dezenas de milhares de hectares de floresta e de plantações florestais, agravando o risco do investimento na floresta e na sua gestão profissional.

Os cenários modelados pelas alterações climáticas apontam para o agravamento das condições meteorológicas potenciadoras de risco de incêndio, pelo que importa discutir o papel da engenharia na resolução deste grave problema ambiental, social e económico, nomeadamente, tendo presente alguns exemplos e soluções adotados noutros países.

Nota: A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória.