c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
volframio_portal_1036448385267d613c6cbe.jpg

O Incremento da Prospeção e Exploração de Volfrâmio em Portugal e a sua Importância no Setor Mineiro Nacional

Ciclo de Conferências “Recursos Minerais de Portugal”

Auditório da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

19 de novembro de 2013

Auditório da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

Tel.:213 132 666
E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, vai promover no próximo dia 19 de novembro, uma Conferência subordinada ao tema " O Incremento da Prospeção e Exploração de Volfrâmio em Portugal - Sua Importância no Setor Mineiro Nacional ", integrada no Ciclo de Conferências "Recursos Minerais de Portugal”.

Neste evento de grande atualidade abordar-se-ão 3 projetos em diferentes estágios de maturação. Primeiramente, será abordada a atividade de prospeção e pesquisa da EDM na área de Argozelo que passa pela realização de cartografia geológica de detalhe em volta das antigas minas da região, e por campanhas de geoquímica e geofísica. A integração da informação obtida nestes trabalhos, com informação sobre os trabalhos mineiros antigos levou à identificação de vários alvos para sondar havendo como objetivo conhecer a distribuição da mineralização em profundidade e definir os seus teores.

A palestra seguinte incidirá sobre a jazida volframítica de scheelite de São Pedro das Águias, Tabuaço onde a Colt Resources desenvolve uma agressiva campanha de prospeção, recorrendo a métodos geológicos, geoquímicos, geofísicos e de pesquisa. Os encorajadores resultados alcançados levaram à assinatura de um contrato de exploração experimental em 2013. Os recursos totalizam 815000 MTU WO3 de metal contido de recursos minerais indicados e 720000 MTU WO3 de recursos minerais inferidos. Assinale-se ainda que o potencial mineiro para a ocorrência de outros depósitos para NE é alto, pretendo assim a empresa continuar a sua prospeção e avaliação.

Na última intervenção descreve-se como é que o desenvolvimento sustentável pode ser alcançado hoje na exploração de recursos não-renováveis abordando-se a Boa Governança no Sector da Indústria Extrativa, a proteção do meio ambiente e da gestão do ritmo de extração dos Recursos Naturais e, tendo como exemplo as Minas da Panasqueira, aponta-se a maior dificuldade que o acionista e a gestão da empresa enfrentam para uma correta transição entre o período de produção e do encerramento da mina, adiantando-se propostas para o encerramento eficaz e eficiente duma mina antiga.

Condições de participação e cancelamento

As inscrições são em número limitado e serão registadas por ordem de chegada, mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online. Abertas até 17 de novembro de 2013, as inscrições só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 17 de novembro de 2013, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no ato de inscrição. A realização da visita fica condicionada a um número mínimo de participantes, pelo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 18 de novembro de 2013.