shic11_16973585734e4e4863ee5e2.jpg

OE colabora com Solvay e Hovione na reedição de prémios científicos

16 de Setembro de 2011

Após a primeiraexperiência conjunta bem sucedida de 2008, a Solvay Portugal e a Hovionerelançam, este ano, o seu concurso de ideias direccionado ao meio académico eaos centros de investigação nacionais. Três anos depois, as duas empresas,inspiradas pelas 81 candidaturas e pelos 260 investigadores que nelas entãotrabalharam, voltam a afirmar-se como duas parceiras activas da I&D emPortugal.

Destinado a docentes,investigadores e estudantes de universidades e institutos de investigação, oSolvay & Hovione Innovation Challenge 2011 (SHIC’11) facilita o contactodirecto entre o mundo empresarial e o académico, dando aos vencedoresoportunidades de interacção privilegiada.

No roadshow promocional,equipas conjuntas, compostas por jovens quadros com experiência efectiva delaboratório, têm apresentado as duas empresas e o concurso, antes de tomaremnotas e partilharem expectativas com os grupos de trabalho nos seus locais deinvestigação.

A visibilidade dainiciativa na rede foi reforçada ― ao website oficial (www.shic2011.com) junta-se a presença nasplataformas Facebook e Twitter.

As candidaturas sãoaceites até 16 de Setembro e serão atribuídos dois prémios, no valor de 10 mileuros cada (cinco mil a título pecuniário e o restante como financiamentoimediato do projecto). Sem carácter limitativo, o SHIC’11 recebe ideias eprojectos inovadores em duas plataformas:

- Prémio Solvay: produtos de base inorgânica; electroquímicae química do cloro e flúor; peroxidados e detergência; polímeros; energiasrenováveis; sustainable chemistry, e electrónica.

- Prémio Hovione: produção por lotes; aplicação de processosde produção contínua nas indústrias de química fina e farmacêutica; modelizaçãode processo e optimização; aplicação de técnicas de engenharia de partículas àoptimização de propriedades físicas ou farmacológicas dos produtos; greenchemistry com aplicação na produção de APIs, e processos de produção departículas à escala nano.

Enquanto parceira doSHIC’11, a Ordem dos Engenheiros (OE), através do Colégio de Engenharia Químicae Biológica, estará representada no júri de avaliação das candidaturas. Sãotambém parceiros o Colégio de Especialidade em Indústria Farmacêuticada Ordem dos Farmacêuticos, a Agência de Inovação e a Sociedade Portuguesa deQuímica.