fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
foto_21308569535bae094795f90.jpg

Os Aspetos Económicos da Exploração de Hidrocarbonetos em Portugal e as Alterações Climáticas

Debate

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

23 de outubro de 2018

Local

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

Informações

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 613 | 662 | 664
E-mail: gap@oep.pt  
Um dos temas que nos últimos três anos tem estado na agenda política e mediática em Portugal diz respeito à prospeção, pesquisa e exploração de hidrocarbonetos, em cuja polémica se têm envolvido associações ambientais, universidades, empresas e comentadores diversos cujas opiniões, inúmeras vezes contraditórias, não se têm revelado suficientemente claras para esclarecer uma opinião pública mal informada.

Passados mais de 50 anos em que Portugal tem vindo a fazer um esforço de prospeção e pesquisa de hidrocarbonetos, os trabalhos desenvolvidos nos últimos dez anos apontam para a possibilidade de no offshore profundo português poder haver um elevado potencial de ocorrências desta matéria-prima o que, a acontecer, poderia contribuir de forma significativamente positiva para a economia nacional. Contudo, esta visão otimista é contrariada pela posição das associações ambientais e por muitos académicos com a argumentação de que os aspetos negativos da exploração de hidrocarbonetos são consideravelmente superiores aos positivos.

Considerando, pois, que este tema ainda tem muito para debater, no âmbito da iniciativa "2018 - Ano OE das Alterações Climáticas”, o Colégio de Engenharia Geológica e de Minas (CEGM) escolheu-o como tema de reflexão para a conferência/debate do Colégio. Assim, a sessão, que vai ocorrer no dia 23 de outubro, irá debruçar-se sobre "Os Aspetos Económicos da Exploração de Hidrocarbonetos em Portugal e as Alterações Climáticas", sendo que o seu principal objetivo é não só dar uma visão mais abrangente e objetiva desta temática aos membros da OE, mas também contribuir para uma reflexão interna da OE à volta do mesmo.


Organização
Ordem dos Engenheiros
Colégio de Engenharia Geológica e de Minas


Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o evento, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Politica de Privacidade desta Associação Profissional.

Conheça aqui a Política de Privacidade da Ordem dos Engenheiros.

Parceiros Institucionais