fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
proffumio_54956031953e8a1a3c8570.jpg

Palestras do Prof. Fumio Tatsuoka, Especialista Internacional em Geotecnia

Universidade do Minho | Campus de Azurém | DEC | Sala 1

17 de setembro de 2014

Local

Universidade do Minho | Campus de Azurém | DEC | Sala 1
No dia 17 de setembro de 2014, decorrerão na Sala 1 do Departamento de Engenharia Civil, Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), em Guimarães, pelas 11:00 e pelas 15:00, duas palestras proferidas pelo Professor Fumio Tatsuoka, da Tokyo University of Science. Estas palestras serão transferidas por videoconferência no Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Lisboa (entrada livre). O evento é organizado pelo ISISE (Grupo de Geotecnia) da EEUM, com os apoios da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da Especialização em Geotecnia da Ordem dos Engenheiros.

Palestra 1: Seismic Disaster Mitigation by Geosynthetic-Reinforced Soil Structures
Palestra 2: Stress-Strain Properties and Permeability of Compacted Soil Controlled by Dry Density and the Degree of Saturation

Seismic Disaster Mitigation by Geosynthetic-Reinforced Soil Structures

Resumo: Quando devidamente projetadas e construídas, as estruturas dos solos reforçados com geossintéticos (GRS) são bastante mais económicas e resistentes a sismos do que os aterros convencionais e as estruturas de contenção. Neste contexto, são apresentados os mais recentes projetos de dimensionamento sísmico para estruturas geotécnicas ferroviárias no Japão. Descrevem-se casos recentes que demonstram o elevado desempenho sísmico de estruturas GRS durante os mais recentes sismos e respetiva reparação no caso de estruturas colapsadas. Apesar dos custos que a segurança sempre implica, o custo de incidentes é geralmente mais significativo. A tecnologia GRS pretende ser um contributo para o binómio segurança-economia.


Stress-Strain Properties and Permeability of Compacted Soil Controlled by Dry Density and the Degree of Saturation

Resumo: Com base na análise de resultados de uma vasta campanha de ensaios de compactação em campo, ensaios de compactação em laboratório e permeabilidade, bem como de ensaios de tensão deformação numa grande variedade de solos, é proposto um novo método de controlo de compactação.
Neste método, os parâmetros de controlo em campo são ρd e Sr, sendo que o valor alvo o valor de Sr igual a (Sr)opt e o valor alvo de ρd determinado de forma a que os valores pretendidos da resistência de pico/rigidez ou permeabilidade, ou ambos, sejam atingidos sob condições de saturação.



FUMIO TATSUOKA


Iniciou a sua carreira como Doutor em Engenharia na área da Engenharia Geotécnica na University of Tokio, em 1973. De 1973 a 1977 desempenhou funções como Research Engineer no Public Works Research Institute, Ministry of Construction. Entre 1977 e 2004, foi Professor Associado e depois Professor Catedrático no Departamento de Engenharia da University of Tokyo. Desde 2004 é docente do Departamento de Engenharia Civil da Tokyo University of Science.
As suas principais áreas de investigação de interesse são métodos de ensaio em laboratório de geomateriais; características de deformação e resistência; Engenharia de Fundações; e melhoramento de terrenos.

Entre 1999 e 2001, foi Editor in Chief do Journal of Japan Society of Civil Engineers. Entre 1994 e 2001 desempenhou o cargo de Chairperson do Comité Técnico 29 da International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE). Foi Vice-Presidente da ISSMGE entre 2001 e 2005 e da Japanese Geotechnical Society (JGS) entre 2001 e 2002. De 2005 a 2006 foi também Vice-Presidente da Japan Society of Civil Engineers. Entre 2002 e 2006, foi Vice-Presidente da International Geosynthetic Society (IGS), sociedade que presidiu a partir desta data até 2010. Entre 2007 e 2008 foi ainda Presidente da JGS.

Mais Informação: http://civil.uminho.pt/files/Palestras_Prof._Fumio_Tatsuoka.pdf

Parceiros Institucionais