fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
reindustrializacao_19173613275356744c82f39.jpg

Reindustrialização - O Caso Português

Tema II - A Política de Ciência e Tecnologia e a Ligação Universidades-Empresas

Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa

20 de Maio de 2014

Local

Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa

Informações

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios
Av. António Augusto de Aguiar, 3D
1069-030 Lisboa
T 213 132 662 /3 /4
E-mail: colegios@oep.pt    

A nossa atual oferta de bens e serviços transacionáveis não nos garante uma trajetória de convergência com a União Europeia. Se não houver coragem para criar um ecossistema favorável à competitividade empresarial e à criação do emprego, a vida social agrava-se dramaticamente.
A grande preocupação da política económica terá de corresponder, assim, à questão da competitividade.

Em meados dos anos noventa, a Agricultura e a Indústria representavam quase 30% do PIB. Hoje, representam apenas 16%. Há que voltar a pensar nas atividades produtivas, reindustrializando o País. Mas reindustrializar o País nos dias de hoje não significa voltar aos modelos do passado, assentes na mão-de-obra barata. Significa, sim, aderir ao modelo da Economia do Conhecimento, injetando saber e engenheiros nas nossas empresas.

Um novo Programa de Apoio à Indústria e aos Bens Transacionáveis bem concebido e eficientemente aplicado será, sem dúvida, decisivo para que as apostas no crescimento sejam bem-sucedidas.
De acordo com estas premissas, justificadas pela sua oportunidade e atualidade, a Comissão Executiva da Especialização em Engenharia e Gestão Industrial da Ordem dos Engenheiros vai organizar um Ciclo de Conferências dedicado ao tema "Reindustrialização – O Caso Português”.
Para além da promoção do debate, é objetivo da iniciativa coligir e estabilizar a informação sobre esta questão, decisiva para o nosso desenvolvimento, que sirva de referencial para futuras análises sobre as medidas de Política Industrial mais ajustadas ao reforço da Competitividade da Economia Portuguesa.

Conferências programadas:

1.    O conceito da Reindustrialização (realizada a 15 de abril de 2014)
2.    A política de Ciência e Tecnologia e a ligação Universidades-Empresas (20 de maio às 18h00)
3.    Fomento Industrial e novos clusters (24 de junho às 18h00)

Nesta segunda Conferência será abordada a política de Ciência e Tecnologia e a ligação Universidades-Empresas e a sua relevância na Reindustrialização do País.

O Ministro da Economia, Dr. António Pires de Lima, encerra o Ciclo de Conferências, a 24 de junho.

Parceiros Institucionais