reindustrializacao_36847848538301929e3c6.jpg

Reindustrialização - O Caso Português

Tema III - Fomento Industrial e Novos "Clusters"

Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa

24 de junho de 2014

Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios
Av. António Augusto de Aguiar, 3D
T 213 132 662 /3 /4
Email: colegios@oep.pt

A nossa atual oferta de bens e serviços transacionáveis não nos garante uma trajetória de convergência com a União Europeia. Se não houver coragem para criar um ecossistema favorável à competitividade empresarial e à criação do emprego, a vida social agrava-se dramaticamente.
A grande preocupação da política económica terá de corresponder, assim, à questão da competitividade.

Em meados dos anos noventa, a Agricultura e a Indústria representavam quase 30% do PIB. Hoje, representam apenas 16%. Há que voltar a pensar nas atividades produtivas, reindustrializando o País. Mas reindustrializar o País nos dias de hoje não significa voltar aos modelos do passado, assentes na mão-de-obra barata. Significa, sim, aderir ao modelo da Economia do Conhecimento, injetando saber e engenheiros nas nossas empresas.

Um novo Programa de Apoio à Indústria e aos Bens Transacionáveis bem concebido e eficientemente aplicado será, sem dúvida, decisivo para que as apostas no crescimento sejam bem-sucedidas.

De acordo com estas premissas, justificadas pela sua oportunidade e atualidade, a Comissão Executiva da Especialização em Engenharia e Gestão Industrial da Ordem dos Engenheiros está a organizar um Ciclo de Conferências dedicado ao tema "Reindustrialização – O Caso Português”.

Para além da promoção do debate, é objetivo da iniciativa coligir e estabilizar a informação sobre esta questão, decisiva para o nosso desenvolvimento, que sirva de referencial para futuras análises sobre as medidas de Política Industrial mais ajustadas ao reforço da Competitividade da Economia Portuguesa.

As Conferências constituintes deste Ciclo são:
1.    O conceito da Reindustrialização (realizada em 15 abril de 2014)
2.    A política de Ciência e Tecnologia e a ligação Universidades-Empresas (realizada em 20 maio de 2014)
3.    Fomento Industrial e novos clusters (a realizar em 24 junho às 18h00)

Nesta última Conferência será abordada a política do Fomento Industrial e a sua relevância na Reindustrialização do País.

O Ministro da Economia, Dr. António Pires de Lima, encerra este Ciclo de Conferências.