c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg

T 213 132 662/3/4   |   F 213 132 672
Email: colegios@oep.pt

Patrocinadores

As escavações de valas são atividades de risco elevado, expondo a perigos, com potenciais consequências graves, não só os trabalhadores que as executam, como terceiros que interagem com o meio envolvente aos trabalhos. Geralmente, a construção de valas decorre associada à execução de redes de infraestruturas, tais como condutas de água e de gás, cabos de eletricidade e de telecomunicações, entre outras.

Neste tipo de obras verifica-se um número significativo de acidentes de trabalho mortais em resultado das escavações serem, geralmente, executadas sem projeto ou quaisquer estudos geotécnicos e com entivações frequentemente desadequadas, ou mesmo inexistentes. Os dados disponíveis acerca deste tipo de ocorrência apontam para a ausência ou a deficiência de entivação em cerca de 70% das causas dos acidentes por soterramentos, sendo responsáveis por cerca de 10% do total de mortes em acidentes de trabalho no setor da construção civil.

Em 2004, a Ordem dos Engenheiros (OE) publicou o documento "Recomendações na Área da Geotecnia”, da responsabilidade do Grupo de Trabalho de Geotecnia (GTG) e posteriormente da Especialização em Geotecnia da Ordem dos Engenheiros (EGOE). Este documento integra, nomeadamente, a proposta de recomendações para a segurança na escavação de valas. No seguimento desta contribuição, foram realizadas diversas ações de sensibilização pela OE, no sentido de informar e alertar para os mecanismos de prevenção deste tipo de acidente. Volvidos dez anos, continua a verificar-se, com alguma regularidade, a existência de vítimas mortais devido a soterramentos quando da execução de valas.

Atendendo à importância do tema, a Especialização em Geotecnia e a Delegação Distrital de Leiria, organizam, em parceria, o Seminário "Segurança na escavação de valas. Recomendações e boas práticas”. Este Seminário tem como objetivo sensibilizar o meio técnico para este problema, procurando, assim, contribuir para a sua divulgação e para informar os técnicos intervenientes com poder de decisão, acerca da legislação em vigor, dos estudos e projetos necessários, dos meios de prevenção e das boas práticas de execução deste tipo de trabalho.

INSCRIÇÃO GRATUITA MAS OBRIGATÓRIA