fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
valas_2110672723556c3c2154dae.jpg

Segurança na Escavação de Valas - Recomendações e Boas Práticas

Seminário - Esgotado!

Auditório da Sede da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, Porto

29 de junho de 2015

Local

Auditório da Sede da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, Porto

Informações

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios
Av. António Augusto de Aguiar, 3D,
1069-030 Lisboa
T 213 132 662/3/4 
E-mail: colegios@oep.pt

As escavações de valas são atividades de risco elevado, expondo a perigos, com potenciais consequências graves, não só os trabalhadores que as executam, como terceiros que interagem com o meio envolvente aos trabalhos. Geralmente, a construção de valas decorre associada à execução de redes de infraestruturas, tais como condutas de água e de gás, cabos de eletricidade e de telecomunicações, entre outras.

Neste tipo de obras verifica-se um número significativo de acidentes de trabalho mortais em resultado das escavações serem, geralmente, executadas sem projeto ou quaisquer estudos geotécnicos e com entivações frequentemente desadequadas, ou mesmo inexistentes. Os dados disponíveis acerca deste tipo de ocorrência apontam para a ausência ou a deficiência de entivação em cerca de 70% das causas dos acidentes por soterramentos, sendo responsáveis por cerca de 10% do total de mortes em acidentes de trabalho no setor da construção civil.

Em 2004, a Ordem dos Engenheiros (OE) publicou o documento "Recomendações na Área da Geotecnia”, da responsabilidade do Grupo de Trabalho de Geotecnia (GTG) e posteriormente da Especialização em Geotecnia da Ordem dos Engenheiros (EGOE). Este documento integra, nomeadamente, a proposta de recomendações para a segurança na escavação de valas. No seguimento desta contribuição, foram realizadas diversas ações de sensibilização pela OE, no sentido de informar e alertar para os mecanismos de prevenção deste tipo de acidente. Volvidos dez anos, continua a verificar-se, com alguma regularidade, a existência de vítimas mortais devido a soterramentos quando da execução de valas.

Atendendo à importância do tema, a Especialização em Geotecnia, em colaboração com a Região Norte da Ordem dos Engenheiros, organizam o Seminário "Segurança na escavação de valas. Recomendações e boas práticas”. Este Seminário tem como objetivo sensibilizar o meio técnico para este problema, procurando, assim, contribuir para a sua divulgação e para informar os técnicos intervenientes com poder de decisão, acerca da legislação em vigor, dos estudos e projetos necessários, dos meios de prevenção e das boas práticas de execução deste tipo de trabalho.

INSCRIÇÃO GRATUITA MAS OBRIGATÓRIA

Parceiros Institucionais