apeb_2356470955432a31bd1ee9.jpg

Auditório da sede da Região Sul

6 de novembro 2014

Auditório da sede da Região Sul

Para se inscrever contacte:

APEB - Drª Sara Nina

Telf.: 217 741 925 / 32 ou 217 785 365

E-mail: adinis@apeb.pt

Morada: Av. Conselheiro Barjona de Freitas, 10A

1500-204 LISBOA

A APEB - Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto, com o apoio do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, vai promover, no próximo dia 6 de novembro, um seminário subordinado ao tema "A Gestão da Energia nas Organizações Industriais".

A utilização racional da energia é cada vez mais uma necessidade premente das sociedades modernas, seja no meio urbano, seja no industrial, que compreende, não apenas a utilização eficiente e a conservação da energia, mas o próprio consumo racional da mesma, cumulativamente com a optimização integrada dos recursos energéticos e de suporte do respetivo processo de gestão.
Sendo universalmente reconhecido que a economia mundial está cada vez mais dependente da eficiência energética, não será pois de estranhar que tenha surgido no seio do acervo normativo internacional, uma nova série de normas orientadas para os Sistemas de Gestão de Energia: a série EN ISO 50001, já traduzida e adotada pelo IPQ em Portugal, no ano de 2012, como NP EN ISO 50001.

Por outro lado, a política governamental em vigor no nosso país tem procurado destacar e privilegiar o esforço das organizações industriais nacionais que adotem e implementem medidas concretas de eficiência energética nos seu processos produtivos, existindo mesmo disposições legislativas relevantes nesse sentido, como são os exemplos vigentes do PNAEE – Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética e, numa outra vertente, o PNAEER – Plano Nacional de Ação para as Energias Renováveis.

Perante esta realidade, a APEB considerou ser oportuna a preparação e realização de um seminário técnico dedicado à gestão eficiente da energia, vocacionado não só para o setor industrial do betão pronto, como também para a generalidade dos setores de atividade ligados aos materiais e minerais utilizados nas indústrias de betão e da construção civil.

Para informações sobre as inscrições consulte a brochura aqui

Nota: A participação dos Membros Eleitos da Região Sul da Ordem dos Engenheiros é gratuita.