ponte_25_de_abril_lisbon_portugal_101038535154882d25c2e37.jpg

Seminário “Controlo da Segurança de estruturas com grande importância socioeconómico”

Instituto Politécnico de Leiria

12 de dezembro de 2014

Instituto Politécnico de Leiria

Ordem dos Engenheiros
Delegação Distrital de Leiria
Edifício Nerlei
Avenida Bernardo Pimenta - Apartado 684
2403-010 LEIRIA
E-mail: leiria@centro.ordemdosengenheiros.pt
Hora: 18:00h
Local: Edifício D – Anfiteatro AF.00.01 - IPL
Orador: João Pedro Santos

A Ordem dos Engenheiros Centro – Delegação de Leiria e o Instituto Politécnico de Leiria irão realizar no dia 12 de Dezembro de 2014, pelas 18h no IPL, um Seminário sob o tema Controlo da Segurança de estruturas com grande importância socioeconómico onde serão abordados temas como a instrumentação e análise do comportamento de estruturas edificadas. Incidirá sobre o domínio da segurança de estruturas, da simulação do comportamento estrutural, da deteção de dano, da monitorização da integridade estrutural e da avaliação do seu desempenho estrutural.
Serão apresentados, entre outros, os casos de estudo da Ponte do Sado (estrutura mista) e da Ponte 25 de Abril (estrutura metálica).

O presente seminário terá como Orador o Doutor João Pedro Santos coautor do livro "Estruturas Mistas de Aço e Betão” e autor de mais de 30 artigos redigidos em revistas e atas de congressos nacionais e internacionais, de outras 25 publicações de caráter técnico‑científico e de cerca de 35 apresentações em encontros e reuniões de índole científica, nacionais e internacionais. Trabalha como Bolseiro de Pós-Doutoramento no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Resumo da Referência Biográfica:
João Pedro Santos é natural de Leiria, onde concluiu o ensino básico e secundário. Licenciou-se em Engenharia Civil, ramo estruturas, no Instituto Superior Técnico, onde obteve também o grau de Mestre (atual Mestrado Avançado - MSc) em Engenharia de Estruturas, com uma dissertação no domínio das estruturas metálicas e mistas. Obteve, com mérito, o grau de Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Lisboa, com uma dissertação no âmbito do controlo da segurança de estruturas recorrendo à combinação de técnicas de inteligência artificial e de simulação numérica avançada.
Atualmente trabalha como Bolseiro de Pós-Doutoramento no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Este seminário será de organização conjunta entre a Delegação Distrital de Leiria da Ordem dos Engenheiros e a ESTG – IPL, com o apoio da ARICOP.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia para o email leiria@centro.ordemdosengenheiros.pt até dia 11 de Dezembro de 2014.