20110121imagemevento_teste4797560994d25f0afc8ed5.jpg

21 de Janeiro de 2011

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Inscrições encerradas

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente vai promover, em articulação com os Conselhos Regionais Sul dos Colégios de Engenharia Florestal e de Engenharia Agronómica, um seminário intitulado “Gestão de Lamas de ETA e de ETAR”. O evento realizar-se-á no dia 21 de Janeiro de 2011, pelas 15h00, no Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.

O tema, que nos dias de hoje é gerador de ampla discussão no meio académico, técnico e empresarial, reveste-se, no actual panorama nacional, de um interesse estratégico com grande impacte económico sobre todos os agentes envolvidos.

No início do seminário será apresentada uma caracterização da produção de lamas de ETA e de ETAR em Portugal, com enfoque na situação actual e na perspectiva de evolução a curto prazo, em resultado da implementação do PEAASAR II – Plano Estratégico de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais. Em seguida serão identificados constrangimentos e oportunidades da valorização de lamas de ETAR na produção florestal e na agricultura em Portugal. Será igualmente apresentado o ponto de situação da valorização energética de lamas por incineração dedicada ou co-incineração e quais as perspectivas futuras deste tipo de solução. O evento terminará com a apresentação de novas tecnologias e destinos para a gestão das lamas produzidas em ETA e ETAR.